Trufas de chocolate

trufas7

Eis-me de regresso, numa casa nova e de cara lavada. O prometido é devido, e por isso, abro hoje a caixa que ficou em suspenso a semana passada.

O que será que ela encerra?

Se só o título não fosse claro o suficiente, acho que uma foto destas maravilhosas, incríveis e redondinhas trufas vos pode ajudar a entender a desgraça que este post será.

trufas8

trufas11

Como explicar de forma racional, compreensível e razoável, que quando já só querem saladas  para preparar os corpinhos de Verão (leia-se, qualquer corpo com fato de banho, bikini, calções, roupa de ir a banho), eu vos traga umas trufas tentadoras, a espreitar dentro de uma caixa maravilhosa.trufas6

Para mim não há dessas coisas, se vos apetece um doce, comam-no! Ficar agastado, a babar, com as pernas a tremer? No way!  Mas pronto, eu como sou uma gulosa incurável, que não se adapta a dietas e a regimes, não compreendo como ficar cara-a-cara com estas trufas sem as atacar!

Se ainda assim, se só com estas imagens, a vontade de atacar o computador e desatar às dentadas já em muita, então acalmem-se, respirem fundo… vem ai a melhor parte!

trufas4

Estas trufas são SEM AÇÚCAR!

(vá, se estiver à secretária, nos vossos empregos, sejam contidas; não quero causar-vos problemas laborais)

Já relativamente a problemas causados por alguma dificuldade em apertar um botão das calças… bem, a culpa será minha. Mas acreditem que não se vão arrepender. Estas trufas são boas mas boas!

É que trufas sem açúcar, sem lactose e sem glúten são literalmente a perfeição!

Trufas de chocolate

200g de chocolate
160g de leite de côco
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de óleo de côco
Côco ralado e cacau, para rolar

Em banho maria, derrete-se o chocolate com óleo de côco e o sal, mexendo de vez em quando até estar líquido. Acrescenta-se o leite de côco, e mistura-se vigorosamente até se obter um liquido brilhante. Levar a mistura a refrigerar por 5 horas.trufas

Retirar a mistura do frio e deixar à temperatura ambiente por 30 minutos. Com uma colher de medida (como a minha, redonda), ou com uma colher de chá, retiram-se colheradas da  mistura de chocolate e com as mãos, formam-se bolinhas bem redondas.

trufas1 trufas2

Côco ralado e cacau foram as minhas escolhas para rolar as trufas, mas tudo é permitido, dos pistachos, às amêndoas, até ao chocolate picado.

Convém é ser rápido a rolar as trufas, senão caiem em tentação e comem a mistura à colher!

trufas5

Levar as trufas ao frio novamente, para que fiquem firmes.

trufas3

Custa acreditar que com apenas leite de côco e chocolate se façam umas trufas tão perfeitas. O sal apura os sabores, leva-nos para outra dimensão. Açúcar para quê?!

trufas10

20 thoughts on “Trufas de chocolate

  1. Será que é desta que vou passar a gostar de trufas???! Muito provavlamente…. SIM!
    Ainda não consegui gostar das trufas que se vendem no supermercado, ou que se fazem em casa mas que levam tâmaras (outro ingrediente que não aprecio)… tendo em conta que estas levam coco, algo que adoro, acho que vou passar a adorar ahah
    Bela sugestão!

  2. Tudo indica que sim Daniel 🙂 Estas serão as trufas mais próximas das tradicionais, como as belgas, mas com um toque muito particular. Quanto às Tâmaras, olha que eu também não gostava delas, mas agora… só para dizer que comprei 1 kg delas no outro dia. Aprende-se a gostar, dá-lhes uma oportunidade!

  3. Minha querida, que tipo de chocolate usaste?? 70% Cacu?

    Tu sabes que eu leio mesmo .-)

    Gostei dessa ganache do bem, sem a nata, antes com o óleo de co o:-9 Boa

    Beijoo e bom regresso…e eu sou uma apaixonada dessas tuas fotos:-)

    1. Ohh Obrigada!
      Ainda bem que lês 😉 Eu usei de 70%, fica delicioso! Estas trufas são uma perdição

    1. Amen! 😀
      A caixa é uma herança de familia, e teno em mim que eu e a minha irmã nos vamos pegar por causa dela 😉

  4. Olá Teresa
    Gostei muito da “nova cara”. E as trufas ficaram excelentes, nunca tinha visto uma receita assim…parabéns também pelas fotos!
    Um beijinho
    Helena
    Cooking

    1. De facto havia maizena na lista de ingredientes, mas acabei por retirar. Vou rectificar o procedimento 😉

  5. Adorei a nova casa! E para mim tem uma vantagem enorme porque durante o dia no trabalho não consigo aceder ao blogspot… Assim já vou poder ir ver as novidades logo que saem ! Para comemorar, chocolate é sempre uma boa ideia! Beijinhos

  6. Boa noite.
    Calhou por acaso de vir ter ao seu website e a esta receita muito apelativa.
    Com certeza que a irei experimentar muito brevemente.
    Tenho, no entanto, uma questão a colocar: na descrição de como preparar as trufas fala de uma mistura de maizena mas nos ingredientes não a refere, nem na preparação descreve quantidades, ou como foi feita.
    Não sei se terei deixado escapar alguma coisa. Poderia dar-me alguma indicação quanto a isto?
    Muito obrigado pela atenção.
    E devo dizer que gostei muito da apresentação.
    Helena

    1. Olá Helena!
      A situação da maizena já foi rectificada 😉
      Obrigada pela visita! Bons cozinhados

  7. Sorte a minha a lactose e o glúten não me faz qualquer diferença, damo-nos bem. Agora açúcar!!!!

    Hmmmm, já tenho desculpa para pecar todos os dias. ihihi 🙂

  8. Ameeeei essas trufas, trufinhas bounty parece-me o céu, estava a ler a receita e a imaginar aí umas folhinhas de hortelã-chocolate, yummmi, tenho de fazer! eu também sou apologista de comer docinhos quando apetece, embora ande a tentar controlar o apetite porque a mim apetece a TODA a hora, um desgraça… Mas uma trufinha dessas seria mesmo algo irresistível!

    Beijinhoo e bonita a casa nova, gosto! 🙂

    1. Estas trufas são do demo! Mas são sem açúcar, por isso, quem ganha somos nós 😀 Ai eu ando sempre à cata de doces, é impressionante… Mas pronto, a estas trufas não se diz que não!
      Obrigada 🙂 Fico contente que estejam a gostar!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *