Babaganoush

 

Hoje é o primeiro dia de aulas para muitos – primeiro dia do primeiro semestre, do primeiro período. O dia de recomeçar, de voltar à rotina. Sim, é também o primeiro dia do novo desafio de “Há vida além da massa de atum”.

Se bem se lembram estivemos de férias – Agosto é mesmo o mês da silly season, o mês das férias em que toda a gente foge de Lisboa , e da blogosfera. E férias são férias para todos, e por isso o Desafio do “Há vida para além da massa de atum” também tirou um merecido mês para se organizar. Mas já voltou em força.
Há um mês atrás anunciamos a vencedora do desafio #4 – a Filipa do blog “Petiscana”. Mas deixamos para surpresa o tema escolhido. Pois bem, sem mais demoras, o desafio #5 que vos trazemos é…
“Petiscos saudáveis e amigos da carteira”
 
As regras mantém-se as mesmas, e podem ser consultadas aqui.
Escusado será dizer que é mais que obrigatório, neste dia e nos outros, espreitar o blog da minha parceira de projecto – o inspirado e dedicado Coisa e Coisinhas da minha querida Vânia.
Confesso que andei um pouco às voltas com este desafio. Acho que do tempo extra que tive para pensar numa receita. E só há uns dias me passou pela cabeça uma ideia do que seria. Guacamole? Já publiquei; Hoummus, idem. Andei às voltas e nada me ocorria. Até que vi beringelas no mercado – e por magia ocorreu-me “Espera, eu já provei um pitéu mesmo bom com beringela, vegetariano, fresco e que dá uma entrada fantástica.”
Assim me ocorreu que seria uma boa ideia trazer-vos uma receita de Babaganoush, um prato do médio oriente. Só o provei uma vez por isso tive de fazer alguma pesquisa para que quando o fizesse, fosse numa versão legítima.
Penso que consegui chegar a uma versão bastante equilibrada, e bem parecida com aquela que provei (e adorei).

 Babaganoush

1 beringela
1 dente de alho
1/2 chalota
Sumo de 1 lima
Coentros
Sal e pimenta q.b.
 

 

 
 


Partir ao meio a beringela e fazer vários cortes na face da polpa; embrulhar em papel de alumínio e levar ao forno por cerca de 40 minutos. Deixar arrefecer completamente antes de retirar o conteúdo das beringelas.

Com uma faca, partir em pedaços pequenos a polpa da beringela; picar o alho, a chalota e os coentros. Numa taça, mistura-se tudo e tempera-se. Refrigerar por 30 minutos antes de servir. Acompanhar por pão pita torrado.

 

 

 

29 thoughts on “Babaganoush

  1. Já tinha visto uma receita, mas nunca provei (apesar de ter um nome mesmo giro :P)…
    Parece um "petisco" (entre aspas porque não gosto muito da palavra) mesmo bom e prático – além de saudável e amigo da carteira, claro 😉

  2. Não conhecia e adorei a simplicidade desses sabores. Que rico petisco!
    As fotos estão muito bonitas 😉
    Bom, isto não anda fácil mas ainda é minha intenção participar 🙂

    Bjinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *