Barras de chocolate e amendoim

As barras de cereais feitas em casa passaram a fazer parte das receitas que repito semanalmente, sem uma receita fixa e sem ingredientes obrigatórios. Deliciosas, saudáveis e fáceis de fazer – não acredito que ainda não tenham experimentado!

Depois de uma primeira experiência bem sucedida, decidi arriscar mais uma vez nas barritas de cereais e sementes. Estas não necessitam de ir ao forno, e só recorri à frigideira para apurar os sabores.
Com chocolate e amendoim como estas, ou com os sabores que mais vos agradarem, fazer estas barritas em casa torna-se uma tarefa obrigatória, não só pela poupança que representam, mas também pelo facto de serem uma opção muito mais saudável do que as típicas barritas de compra.
 
Ingredientes, para 10 barras:
6 col.sopa de mel
3 col.sopa de leite de soja
4 col.sopa de flocos de aveia
4 col.sopa de farelo de trigo
2 col.sopa de sementes de linhaça
2 col.sopa de sementes de sêsamo
3 col.sopa de mistura de sementes à vossa escolha (utilizei pinhões, sementes de abóbora e pevides)
2 col.sopa de amendoins picados grosseiramente
1 col.sopa de cacau
Chocolate derretido para cobertura (optativo)
Misturaram-se todos os ingredientes secos com o cacau e levam-se a tostar numa frigideira por 2 minutos.
Numa taça que possa ir ao microondas, mistura-se o mel com a manteiga de amendoim e leva-se a aquecer até formar uma pasta homogénea.
Numa taça grande, mistura-se tudo, com a ajuda de uma colher, até que se forme uma pasta pegajosa.
Forra-se uma caixa rectangular com papel vegetal, e calca-se a pasta, de forma a que fique bem moldada e lisa por cima. Por fim, derrete-se algum chocolate para salpicar por cima.
Leva-se a caixa ao frigorífico por umas horas.

 Quando estiverem bem rijas, partem-se na forma e tamanho desejado.Guardam-se no frigorífico dentro de uma caixa, envolvidas em papel vegetal para que permaneçam secas, por cerca de 5 dias.

9 thoughts on “Barras de chocolate e amendoim

  1. Também costumo fazer além de menos doces que as de compra podemos fazer com os ingredientes que mais gostamos.
    Desde que tenho blog deixei de comprar muitas coisas que prefiro fazer em casa
    As tuas ficaram tão lindas e bem ao meu gosto
    Boa semana
    bjs

  2. (só por curiosidade, porque é que a receita diz que dá para 10 barras e nas fotografias tem mais? :P)
    Adoro barras de cereais caseiras 🙂 Já fiz algumas vezes, ficam muito crocantes e deliciosas 🙂 Mas faço mais granola, até porque as barras precisam de alguma coisa para "colar" e acabam por ter bastante mel. Mas são sempre muuuito melhores que as de compra, claro 🙂

    1. Tu tens cá um olho Avelã vou-te contar! São 10 porque é um número bonito – e porque estas que fiz são pequeninas demais, e cortada para serem 10 ficam em doses mais apresentáveis 😉
      Também acho o mesmo, mas gostei tanto de as fazer que as vou repetir mais vezes, para levar para. faculdade – granola depois torna-se difícil.

  3. Eu já tinha experimentAdo uma vez, mas não ficaram assim tão direitinhas! Fiquei com uma ideia para adaptação, se resultar bem, depois publico. Bons risottos!… e viva o outono, também! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *