Caril de legumes – Meatless Monday #14

Hoje é Segunda-Feira e o prato que temos é bem colorido e apaladado. Delicioso e muito simples de fazer. Caril de Legumes é a sugestão para mais uma Meatless Monday.

Já conhecem a minha paixão por courgette, faço-a de mil e uma maneiras, quase como o bacalhau, e nem por isso ainda me fartei delas. E no auge desta minha paixão, eis senão quando a minha avó me trouxe, do seu quintal, cerca de 20 courgettes. Sim, 20! E não são pequenas, são daquelas enormes, de tamanho semelhante a tacos de baseball – e não, não estou a exagerar (muito).
Bem, resta-me passar os próximos dias a cortar, descascar, espiralizar e cozinhar courgette, e das melhores maneiras que arranjar.

Um dos pratos que fiz, e que vou repetir muitas vezes porque adoro, é caril de legumes: junta-se de tudo e num instante temos uma refeição muito saudável e tão deliciosa que só queremos repetir mais e mais.
E agora que já é a 13ª segunda feira em que opto por pratos sem carne, posso dizer-vos que consumir mais vegetais é uma questão de hábito. Não pensem que e monótono, que só se comem saladas e couves – há imensos pratos deliciosos, cheios de cores e sabores. A nossa saúde e o ambiente agradecem 🙂
Tenho feito uma média de 5 refeições sem carne por semana, variando entre almoço e jantar, e é possível!

Caril de Legumes

1/2 courgette
2 cenouras
1 talhada de abóbora (grossura de 2 dedos)
1/2 pimento vermelho
1 talhada grossa de pimento verde
1 malagueta vermelha
1 cebola pequena
1 pedaço de alho francês(só da parte branca)
1 col.chá de gengibre ralado fresco
2 col.sopa de talos de coentros picados
2 col.chá de caril em pó
1 col.chá de noz moscada
1 col.chá de pimenta rosa moída
1 col.sopa de creme vegetal para cozinhar ou de óleo de côco
6 col.sopa de leite de côco
Cortar todos os vegetais em cubos. Na frigideira, começa-se por colocar a gordura, a cebola, o alho francês, a malagueta, os talos dos coentros e o gengibre, e leva-se ao lume alto.
Juntam-se as especiarias e deixa-se fritar até que comece a pegar. 
Adicionam-se os restantes legumes e 1 col.sopa de água – baixa-se o lume, tapa-se e deixa-se cozinhar por uns 5 minutos.
Adiciona-se o leite de côco, mexe-se bem e tapa-se novamente, deixando cozinhar por 5 minutos. 
Rectificam-se os temperos, e se acharem que tem pouco molho, adicionem mais leite de côco.
Eu servi com lentilhas cozidas, mas podem optar pelo tradicional arroz basmati.

Follow A Ovelha Negra: Facebook – Instagram

12 thoughts on “Caril de legumes – Meatless Monday #14

  1. Que bom aspeto! Adoro courgettes, às vezes também me chega um carregamento de courgettes do tamanho de cabaças. Uma altura fui de férias e levei 3 courgettes mutantes que ocuparam a prateleira de baixo de um armário para ter sempre, fiz lasanha de courgette, salteados, sopa,… com elas e ainda tive dificuldade em usá-las 😛 Aquilo é que foi uma overdose de courgettes 😛
    Provei caril de frango (que fiz) há pouquino tempo, mas ainda não experimentei de mais nada 🙂 Deve ser muito bom 🙂

    1. Tenho de ir ver se tenho os níveis de vitaminas e ferro em condições, porque comi tantas courgettes que é uma loucura. Tens de fazer um caril destes, em que lhe metes tudo quanto encontres no frigor´fico 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *