Almôndegas de grão e bulgur – Meatless Monday #11

Uma almôndegas muito apaladadas e saciantes, que fazem uma refeição diferente. E sem carne 🙂

Cá em casa quem compra os ingredientes diferentes e que nunca experimentei é a minha irmã. Ela interessa-se por estas coisas, e eu acabo por ser levada a inventar com as novas aquisições que se fazem. 
Certo dia andava ela a falar sobre o Kibe, um prato brasileiro de que nunca tinha ouvido falar. Este prato é feito com o trigo para kibe, coisa que desconhecia exixtir. Após alguma pesquisa, por parte da minha irmã, eis senão quando descobrimos que o trigo para kibe é o chamado bulgur. 
Estas almôndegas nasceram da necessidade de dar vazão ao bulgur que tinha sobrado, e de grão que tinha cozido. A ideia inicial eram de uns hambúrgueres, mas acabaram por sair umas almôndegas, bem mais jeitosas e práticas.
Ingredientes:
1 chávena de bulgur ou trigo para kibe hidratado (de acordo com as instruções da embalagem)
1 chávena de grão de bico cozido
1 col.sopa de cebolinho picado
1 col. chá de caril
1 col.café de noz moscada

Numa taça, esmaga-se com o garfo o grão e mistura-se o bulgur. Juntam-se os restantes ingredientes e mistura-se bem até obter uma pasta. Com ajuda de uma colher de medida ou com as mãos, fazem-se pequenas  bolas.
Numa frigideira, derrete-se um pouco de creme vegetal para cozinhar ou de manteiga, e alouram-se as almôndegas – as bolinhas tendem a perder a forma, por isso antes de servir, é conveniente dar-lhe um jeitinho com uma colher, para ficarem novamente redondas.
Parecem pequenas, mas são muito saciantes, o que ajuda a um almoço completo e equilibrado, sem excessos mas com muito sabor.
Espero que gostem!
Follow A OVELHA NEGRA

16 thoughts on “Almôndegas de grão e bulgur – Meatless Monday #11

  1. Também comprei quibe recentemente numa loja de produtos brasileiros e experimentei assar com legumes. Fica muito bom! Depois publico a receita. Como adoro grão, vou guardar a tua tambem. Bjs e boa semana

    1. Eu já fiz um crumble com legumes e ficou bastante agradável. Fico na dúvida se é bulgur ou não, mas qualquer que seja, serve para fazer estas bolinhas 🙂 Boa semana!

  2. Que estranho! Parecem mesmo boas…
    Já fiz almôndegas várias vezes, rendem imenso por isso gosto 😛
    Meatless mondays é uma boa iniciativa. Não participo por conveniência, mas acho que acabo sempre por ter um meatless day/semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *