Comida reconfortante que se come melhor em tigelas é o meu tipo de comida favorito!
Recriei a receita de chilli vegetariano que tenho aqui no blog há já uns anos e dei-lhe um refresh. Especiarias diferentes, menos complicações e mais sabor! Os dois tipos de feijão mantiveram-se, porque há coisas que não precisam de mudar – dão portanto ao chili um toque diferente, com duas texturas porque afinal os feijões não são todos iguais. À semelhança de tantos outros pratos que se fazem devagar numa panela em lume baixo, o tempo é o melhor amigo deste chili. Tanto, que o ideal é fazer num dia e comer no outro. Não acreditam? É ver para crer!
Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 3 alhos picados
- 1 folha de louro
- 1 tomate sem pele, em cubos
- 4 c. sopa passata de tomate
- 1 c. sopa cominhos
- 1 c. sopa pimentão fumado
- 1 c. chá chipotle em pó
- 1 c café coentros em pó
- 1 c. café canela
- 1 c. Café óregãos
- 400g feijão catarino cozido
- 400g feijão encarnado cozido
- q.b. caldo da cozedura do feijão (ou água)
- q.b. sal
- q.b. azeite
Num tacho largo em lume brando, refoga-se a cebola e o alho até que fiquem translúcidos. Acrescentam-se as especiarias, a folha de louro e deixa-se cozinhar até que a cebola caramelize.
Junta-se o tomate em cubos, a passata, um pouco de caldo do feijão e sal e deixa-se cozinhar em lume baixo e tapado, até que esta mistura fique quase como uma pasta, sem pedaços de tomate visíveis.
Juntam-se os feijões, envolve-se com cuidado e cobre-se com caldo. Deixa-se cozinhar tapado em lume baixo por cerca de 1 hora. O feijão deve ficar envolto num molho espesso, pelo que se estiver muito líquido pode deixa-se cozinhar destapado para evaporar o líquido em excesso. Rectificam-se os temperos, e está pronto a servir com uns coentros fresco picados.
Rematei ainda com tortilha, sumo de lima, guacamole e natas ácidas (se fores vegan, podes trocar por uma alternativa vegetal ou omitir!)
2 thoughts on “Chilli Vegetariano”