Gostava de ter colocado logo no título que vegan não significa sem açúcar e sem farinhas e tal e coiso. Este bolo de chocolate vegan, tem muito sabor, e é mesmo bom (só não tem ingredientes de origem animal, porque isso sim é a definição de vegan).
Desde que me conheço que faço, como e adoro bolos. Para mim nada me apela tanto ao coração como qualquer coisa doce (bom talvez batatas fritas, mas essas eu não faço em casa). Sempre fiz muitos bolos e sobremesas em casa, e o melhor de os fazer, é poder partilhar.
Sou curiosa por natureza, e apesar de continuar a fazer a pastelaria dita normal, desde que a minha irmã se tornou vegan, que passei a interessar-me mais por alternativas. Isto explica o porquê de adorar cozinha vegetal, nomeadamente a pastelaria – é um desafio constante reproduzir texturas, reacções e sabores que os ingredientes de origem animal conseguem, apenas com produtos vegetais.
Agora importa mesmo referir: vegan não é igual a saudável! Por essa ordem de ideias, as batatas fritas são vegetais e eu por comer tantas teria uma alimentação hiper-super saudável (introduzir emoji de ombros encolhidos). Este bolo é sim super saboroso, com açúcar refinado e farinhas brancas e cacau e gordura – calha que é 100% vegetal, e vão por mim, têm mesmo de o fazer 🙂
Ingredientes, para um bolo pequeno:
- 3 col. sopa sementes de chia trituradas + 5 col. sopa Água
- 100g açúcar branco
- 50g açúcar amarelo
- 70ml azeite
- 150ml leite de côco
- 3 col. sopa cacau em pó
- 1 col. sopa fermento em pó
- 1 col. sopa bicarbonato de sódio
- 180g Farinha de Trigo
- Sal q.b
- 1 col. sopa vinagre de cidra
Começamos por pré-aquecer o forno: para forno sem ventilador, 170ºC com calor por baixo; para forno com ventilador, 180ºC, com calor por cima e por baixo.
Mistura-se a chia e a água, deixando repousar por 5 minutos até obter uma espécie de gel. Bate-se bem o açúcar e a mistura de chia, e de seguida o azeite e o leite de côco. Quando bem misturado, adiciona-se e envolve-se neste preparado a farinha, previamente misturada com o cacau, o fermento e o bicarbonato. Por fim, adiciona-se o vinagre de cidra, e envolve-se com cuidado.
Verte-se a massa numa forma previamente untada, e polvilha-se com nozes picadas e sal. Leva-se ao forno até estar cozido; para tal, façam o infalível teste do palito – quando sair seco depois de espetado no centro do bolo, está pronto! Deixa-se o bolo arrefecer um minutos dentro da forma, e transfere-se depois para uma grelha.