Gnocchi de Batata Doce

Segunda tentativa numa receita que se aparenta simples, mas que tem muito que se lhe diga.

A primeira vez que experimentei fazer gnocchi correu tudo mal, mesmo mal. Pormenores à parte, acabei com batata e farinha em todo o lado menos nos ditos gnocchi, zanguei-me com toda a gente que estava em casa e acabei a tarde a partir loiça. Isto foi há uns 5 anos, e desde então nunca mais me ocorreu tentar repetir a façanha.

Mas vá que a idade me trouxe alguma calma (tem dias) e decidi tentar novamente. Vá que desta vez estava sozinha em casa, e não tenho loiça velha para partir.

A receita aparenta ser simples – batata esmagada com farinha, moldada em pequenos pedaços, depois cozidos. Aquilo que ninguém vos diz é que precisam de paciência para acertar na quantidade de farinha, porque se for demasiada ou muito trabalhada na massa, os gnocchi ficam rijos. E que a massa não é uma massa dita normal, é mole e agarra-se a tudo! Mas nada temam, esta é uma história de sucesso.

Recomendo então que experimentem e façam, mas sem pressão. Façam-nos para vocês, sem ser para um almoço ou jantar com amigos – e de preferência num dia em que estejam bem tranquilinhos.

Ingredientes

  • 1 batata doce média
  • Farinha de Trigo
  • Sal q.b
  • Manteiga de Alho e Salsa, para terminar.

Começamos por assar a batata doce, embrulhando-a em papel de alumínio – desta forma a batata vai assar dentro da própria casca e não corremos o risco de adicionar água à batata em si, e mantemos o sabor intenso e doce. A batata estará assada quando estiver bem mole.

Quando fria, retira-se a polpa e coloca-se num prato largo e fundo. Esmaga-se a batata com um garfo até ficar um puré e tempera-se de sal. Começa-se a adicionar a farinha de trigo, envolvendo com cuidado, sem bater a massa. O que pretendemos é uma massa mole mas que seja possível de moldar.

Com a bancada enfarinhada, faça rolos de massa e corte em pedaços. Reservam-se num prato, separado e ligeiramente enfarinhados. Cozem-se em água a ferver, e quando boiarem, contam-se cerca de 3-5 minutos antes de retirar.

Terminei os meus com uma Manteiga de Alho e Salsa – nem precisam de receitas, é misturar manteiga amolecida com alho e salsa muito bem picados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *