Flat Breads (ou como fazer quase-scones)

Pãezinhos-quase-scones que se fazem em menos de 10 minutos (nem é preciso dizer mais nada!).

Acho que pelo menos uma vez devem ter visto e experimentado aquelas receitas de pão de que fazem no microondas ou frigideira. Se não viram ou fizeram, pelo menos ouviram falar. Eu experimentei alguns. E porquê podem perguntar? Porque como todas as pessoas também eu já tentei cortar nos hidratos!

Esta receita não é low carb,e  sem glúten, e sem lactose e paleo e tudo e tudo. É mesmo uma receita para safar quando não temos tempo ou paciência ou vontade de:

  1. Comprar pão a tempo e horas
  2. Fazer pão de raiz em casa
  3. Bateu a preguiça, e só queremos algo fácil e satisfatório

Ora pois bem que esta receita cumpre todos esses requisitos. É boa à brava! Para mim esses pães de microondas e frigideira têm um problema – sabem todos a ovo. Todos. E se eu quiser comer algo com sabor a ovos, bem, como ovos.

A vantagem desta receita em relação a todas as outras? Sabe a pão, não sabe a ovo, e é mesmo fácil. Além de que se podem comer os pãezinhos no próprio dia, ou nos dias seguintes torrados.

Gosto de pensar neles como quase-scones, para me sentir melhor (se me seguem no instagram, sabem do que falo #gailsforever), e porque é bem mais fancy! Preparados? Let’s go!

Ingredientes, para 6 pãezinhos

  • 3 col. sopa Iogurte Grego (com gordura senhores, que o que é para ser, será)
  • 2 col. sopa queijo ralado (que podem omitir sem problema)
  • 1 col. sopa azeite
  • Sal e Tomilho seco q.b
  • 8 col. sopa rasas de farinha de trigo com fermento

Numa tigela mistura-se bem o iogurte, queijo, temperos e azeite. Adiciona-se a farinha aos poucos, até que forme uma massa elástica e que continue agarrada à tigela em si.

Aquecer uma frigideira em lume médio. Untar as mãos com um pouco de azeite, para retirar a massa mais facilmente, e moldar em pequenos discos. Deixam-se cozinhar de um dos lados até que fiquem bem dourados, viram-se e tapa-se a frigideira com uma tampa para que cozam por dentro.

Deixam-se arrefecer numa rede, e depois podem comer-se de imediato – no dia ficam com a textura de scone, bem fofos; para guardar, aconselho uma caixa que vede bem, e na hora de comer é só abrir a meio e torrar – quentes e com manteiga, ja-sus!

2 thoughts on “Flat Breads (ou como fazer quase-scones)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *