Se o título não for explicito o suficiente, preparem os vossos corações e estômago para a #foodporn que se apresenta abaixo.
Bem a tempo da interrupção carnavalesca, decidi trazer outro cheesecake. A vida é feita de desafios, e no que toca à pastelaria, o cheesecake é sem dúvida das sobremesas mais desafiantes. É um trabalho de paciência porque vão ter de estar sempre em cima do forno a garantir que está tudo ok para o bicho cozinhar; e depois porque vão ter de fazer o cheesecake de véspera. É preciso tempo, paciência e acima de tudo, alguma dose de loucura e fé no vosso forno.
O pior que me podem dizer é que uma receita minha não funcionou, porque geralmente isso quer dizer que não testei todas as variáveis, todos os cenários: e se não tiverem uma batedeira ou um processador, e se o forno não tem ventilador? Por isso é que detalho sempre ao máximo todas as variáveis. O mesmo com os ingredientes – tento sempre ao máximo utilizar ingredientes de fácil acesso e que não impliquem grandes deslocações para os comprar; se não der, tento sempre encontrar substitutos.
– “Teresa, e o que é que isto tem a ver com um cheesecake de manteiga de amendoim e caramelo salgado?” Bem talvez não saibam mas o meu forno não tem ventilador, ao pé de minha casa só há um pequeno supermercado, e tive de safar um cheesecake de aniversário. Por isso garanto, não há mesmo desculpas para que não experimentem esta receita também – à prova de tudo, até de fornos tendenciosos e não ventilados!
Ingredientes, para uma forma com 16cm de diâmetro
- 150g bolacha torrada
- 90g manteiga derretida
- 700g queijo creme
- 4 col. sopa iogurte grego (sempre com gordura, coisas light não são a minha cena)
- 5 col. sopa açúcar em pó
- 3 col. sopa manteiga de amendoim (utilizem preferencialmente manteiga que seja 100% amendoim, sem açúcar e óleos manhosos)
- 2 ovos
- 3 col. sopa rasas de farinha de trigo
(Todas as temperaturas e tempos abaixo mencionados são para fornos sem ventilador. Se o vosso forno é ventilado, vejam por favor os tempos e temperaturas aqui)
Pré-aquecer o forno a 170º, apenas com a resistência inferior. Começamos pela base, triturando a bolacha torrada com a manteiga. Forra-se a forma com papel vegetal no fundo e nas laterais; coloca-se a mistura da base e pressiona-se bem (até podem usar um copo para o efeito). Vai ao forno até ficar ligeiramente dourado.
Numa tigela larga bate-se o queijo creme com o iogurte grego, o açúcar e a manteiga de amendoim até se obter uma mistura bem homogénea. Adiciona-se um a um os ovos e a farinha peneirada. Verte-se este preparado sobre a base de bolacha já fria. Podem pincelar as laterais da forma com manteiga, ou como eu, forrar com papel vegetal.Terminei-o ainda com mais manteiga de amendoim apenas por cima, usando uma faca para espalhá-la numa espécie de marmoreado.
O importante no Cheesecake é respeitar os tempos, por isso, tenham um relógio à mão. Numa primeira fase, o cheesecake vai ao forno a 170ºC por 15 minutos. Passado esse tempo, ao abanarem ligeiramente a forma, o centro estará bem líquido. É tempo então de reduzir a temperatura do forno para os 130ºC , tapar o cheescake com papel de alumínio e deixá-lo cozinhar por 60 minutos. Terminado este tempo, destapa-se o cheeseckae, desliga-se o forno, e deixa-se arrefecer por completo, com a porta fechada. Poderão ver que o cheesecake rachou por cima mas é perfeitamente normal. Depois de arrefecido totalmente dentro do forno, vai ao frigorífico, idealmente de um dia para o outro, dentro da forma e coberto com película aderente.
E se isto não bastasse, siga para ainda mais decadência
Caramelo Salgado
- 250g açúcar branco
- 100ml água
- sal
- 1 col sopa manteiga
- 120ml-170ml natas, à temperatura ambiente (a variação prende-se com o tipo de caramelo que querem, mais liquido ou mais espesso)
Num tacho coloca-se o açúcar, o sal e e água, e leva-se ao lume. Não se mexe, deixa-se só ferver até que comece a ficar dourado. Quando dourado, retiram do lume e com uma vara de arames começam a mexer – adicionam a manteiga e por fim as natas (atenção que vai fazer bastante fumo e borbulhar) sem nunca parar de mexer. Deixa-se arrefecer totalmente antes de utilizar.
FUI AO CÉU E VOLTEI, E FUI E VOLTEI !!!
Se for como o cheesecake de limão ….
Bjs
Ahah!
É tão bom quanto o de limão 🙂 Tens de experimentar. Um beijinho
Qual a quantidade de sal?
Para o caramelo, cerca de 1 colher de sopa. Mas atenção, utilizar um sal marinho de boa qualidade, nada daquele todo escovado e super lavado 😉