The vegan sponge cake

veganspongecake9

Setembro. Mês zero. Mês de recomeços. E espero que o mês que me traga de volta à blogosfera com mais regularidade! E venho logo com um bolo, para me redimir da ausência prolongada.

Tenho o melhor emprego do mundo! Passo o dia a falar e a sonhar com comida. Crio-a e fotografo-a no estúdio, ensino-a na academia, provo-a a cada nova criação, a cada visita a outras cozinhas. Trabalhar com comida é mesmo um privilégio!

Finalmente posso dizer que encontrei um trabalho adequado à minha ampla colecção de t-shirts (era uma preocupação que eu tinha, ok?), um trabalho que me assenta na perfeição e que não custa nada. É que fazer o que se gosta não conta como trabalho – não confundir porém com “quem corre por gosto não cansa”, que isso não é remotamente verdade; experimentem um dia mais agitado dos meus e comprovem ao fim da noite se os vosso pés não estarão assim um bocadito amassados.

Para marcar o início do mês dos recomeços, trago-vos um bolo, que já andava aqui pelos rascunhos há meses! É pequeno,  simples e tosco, mas vai ser aquele bolo em que vão pensar sempre que estiverem num aperto e a precisar de um bolo em menos de nada. Ah e é vegan! Só chatices por aqui…

Para um bolo pequeno mas absolutamente delicioso!

70g de farinha de trigo com fermento
65g de amido de milho
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
4 colheres de chá de fermento
120g leite de aveiaveganspongecake

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Numa tigela larga, mistura-se a farinha, o amido de milho e o açúcar, incorporando lentamente o leite. Por fim, peneira-se o fermento e envolve-se bem.
Verte-se o preparado numa forma de fundo solto pequena bem untada.
Vai ao forno e aqui não há tempo certo – bem estando os rebordos dourados o bolo está pronto.
Desenforma-se e deixa-se arrefecer sobre uma rede.
veganspongecake1
Para recheio e cobertura, nada de muito elaborado – optei pela minha nova combinação favorita: o côco e os morangos.
O creme é o desta maravilhosa tarte. Os morangos, são os mais frescos  e sumarentos.

veganspongecake3 veganspongecake4

veganspongecake5

veganspongecake6

veganspongecake7

Que Setembro me traga de volta ao blog! Num ritmo mais calmo, mas que espero mais certo.

12 thoughts on “The vegan sponge cake

  1. Simples e tosco? Não me parece…mas sim apetitoso! Ainda bem que está tudo a correr bem contigo. Se é o que gostas de fazer, vai em frente. Nada é fácil, mas se tudo fosse simples, não tinha graça. Há sempre obstáculos a superar e para seguir em frente. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Obrigada Sara! É assim mais pequenito e desarranjado, mas é delicioso sem dúvida 🙂
      Gosto muito do que faço, e é uma sensação única! Isto agora entrando no ritmo fica mais fácil, e assim já posso vir aqui mais assiduamente.
      Um beijinho 🙂

  2. Olá
    Já há algum tempo que sigo o seu blog ou FB com muito interesse e já experimentei varias receitas ( deliciosas por sinal).
    Quando vi este bolo, pensei: é já amanhã! Mas, para grande desilusão minha, quando começo a passar os olhos pela receita chego à parte do creme que diz “nova combinação favorita: o côco e os morangos.”
    Tenho um problema ( de mau gosto, eu sei) mas não gosto mesmo nada de coco…não se arranja uma alternativa para um creme para este bolo que me parece fantastico e Vegan ( ainda por cima).
    Obrigada, Rita

    1. Olá Ana!
      Acho que deves fazer este bolo rapidamente! E não desanimes, há imensas alternativas ao côco 🙂 Podes fazer uma ganache de chocolate vegan com natas de soja ou de aveia, fica super decadente! E ainda melhor se lhes juntares uma pitada de sal! Se não houverem morangos, há outras frutas deliciosas.
      Fico à espera de saber como correu 🙂
      Um beijinho

  3. Que bom que voltaste e que bom que estás a fazer tanta coisa que te deixa feliz! 🙂
    A mim também me deixaste bem feliz porque um bolo tão simples e que deve ser bem saboroso como este é sempre bem vindo e ainda por cima sem gordura?? Pfff, you’re the best girl!!!

    beijinhoos e bom Setembro! 🙂

    1. Tive de tirar um tempo para me organizar – foi tudo tão repentino! Estou feliz e a fazer o que gosto, mas faltava esta parte de mim 😉
      Este bolo é tão bom! E podes adaptá-lo – já o fiz com raspa e sumo de laranja… e nem imaginas o bom que fica com ganache de chocolate ^^
      Beijinhos 😀

    1. Tens mesmo de experimentar Avelã! Fica super fofinho 🙂 Depois inventas um recheio super saboroso e saudável (constou-me que manteiga de caju e geleia é bom eheh)

    1. Olá Pimentinha! Há meses que não vinha aqui, e quando venho, vejo um comentário teu e fiquei mesmo contente!
      Espero que tenhas passado umas Boas Festas, e que 2016 seja um ano óptimo. Um beijinho:)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *