Bolachas de aveia, especiarias e frutas | Projecto Natal 2014 (Receita/Prendas)

 

Para oferecer, para ter em casa quando alguém aparece ou para esperar o Pai Natal, estas bolachas aromáticas e tão saudáveis são mais que perfeitas para a época, seja qual for o uso que lhe queiramos dar.

O Natal está a chegar (socorro, tenho trabalhos da faculdade para acabar e não tenho vontade para os fazer) e com isso chega também a pressão dos presentes. Por mim só dava presentes se razão nenhuma – porque é que se tem de gastar dinheiro numa coisa que nem nos parece a indicada para a pessoa em questão só porque é Natal?
E mais – deviam-se adiar as prendas de Natal para os reis, que com os saldos fica tudo a um preço mais simpático (embora actualmente já esteja tudo em promoção e pronto e os saldos já não são o que eram).
 Este ano só ainda comprei prendas que sei que quem as vai receber precisa/gosta/quer. Do que vale compra uma treta qualquer quando se pode, passado uns meses, ver algo genuinamente original e que vai agradar por completo? Raios parta as convenções sociais!
Mas pronto é Natal e o giro é receber prendas. Por isso, e para ninguém ficar mais aborrecido, costumo fazer bolachas para todos, tenham ou não já outra prenda, e assim distribuo o meu amor natalício, não só pelos meus amigos, mas também pelas suas famílias

 

Umas das bolachas que quase pela certa vou fazer serão estas que vos trago hoje. Aveia, para não variar, umas especiarias para lhes dar um toque especial, mas sem açúcar refinado!
Quem disse que o Natal tem de ser gordo e rechonchudo para ser Natal? 
Existem opções saudáveis para um Natal mais contido no que toca às calorias – esta é só uma delas!

 

Bolachas de aveia, especiarias e frutas
 
70g de flocos de aveia moídos
50g de flocos de aveia inteiros
1 colher de chá de canela em pó
Uma pitada de gengibre e de noz moscada (no tota, não mais do que uma colher de café)
5 tâmaras (demolhadas de véspera)
3 colheres de sopa de manteiga vegetal
1 ovo
Frutas desidratadas a gosto
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Escorrer as tâmaras, e num processador (vulgo 1-2-3) triturá-las com a manteiga até obter um creme.
Bater o creme de tâmaras com o ovo e as especiarias. Juntar por fim a farinha de aveia, os flocos de aveia e as frutas desidratadas. Se a massa parecer muito líquida, adicionar mas flocos de aveia.
Distribuir a massa com uma colher, a dar-lhe a forma desejada. Levar ao forno até que os rebordos fiquem dourados.
Deixar arrefecer sobre uma rede antes de consumir ou de embrulhar.

 

Densas, pouco doces mas de sabor intenso, estas bolachas marcam a diferença e não deixam ninguém indiferente. Uma alternativa saudável mas que encerra em si tanto amor como todas as outras. E no Natal é só isso que importa.
AMOR
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

  

3 thoughts on “Bolachas de aveia, especiarias e frutas | Projecto Natal 2014 (Receita/Prendas)

  1. Exatamente! Ando aos ANOS a dizer que devíamos fazer o Natal em Janeiro – menos confusão, mais promoções. Ninguém me ouve 😛 (seria só a minha família, obviamente, que senão perdia o propósito.)
    Essa relação saudável-calorias está um bocado estranha 😛
    Concordo com isso das prendas, maaas é tão difícil parar com um hábito tão entranhado 😛 É sempre chato receber e ficar «Ah, pois, mas estas regras sociais não me convencem…» 😛 Decidi há algum tempo separar os dilemas filosóficos do resto – É idiota? Sim. É hipócrita? Sim. Resulta? Muito bem 😛
    Bolachas tão boas – aposto que toda a gente fica contente 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *