Salada morna de lentilhas

Neste vai e vem da praia, ou de saídas e passeios com calor, o que apetece é comer pouco, e se tiver de comer, que sejam coisas leves, como a roupa de Verão.

Ando desaparecida – mas estamos no Verão e sinto que precisava de um descanso – não fazia ideia como pode ser cansativo ter um blog de culinária! Cozinhar, empratar, fotografar, editar fotografias, escrever post, agendar post, responder aos comentários. UFA! É um escape fantástico, permite-me trabalhar – sim, porque isto para mim e uma coisa séria, um hobbie em bom – naquilo que realmente gosto, mas quem trabalha precisa de férias.
Para mim a cozinha é muito intuitiva – não cozinho porque sim, cozinho porque gosto; E embora cozinhe todos os dias, há cozinhados que não são receitas, mas que são cozinhados e que são os pratos mais comuns e banais. A partir do momento em que um hobbie se torna em algo obrigatório, que exige receitas variadas, diferentes todos os dias, deixa de ser hobbie e passa a ser obrigação.
Mas continuo por aqui! Se me seguem pelo Instagram têm visto uma actividade brutal – confesso que fiquei viciada naquilo, mas a verdade é que o alcance que ele me dá é estrondoso, e por lá seguem-me pessoas de todo o mundo! E melhor ainda: seguem-me tanto pessoas que adoptaram estilos de vida super saudáveis, como pessoas que estão a batalhar para recuperar de distúrbios alimentares. E isto deixa-me de coração cheio!

Haja descanso, praia, corridas e passeio! E as receitas estão em stand-by. Para me refrear de não ter publicado uma receita  para a Meatless Monday desta semana, a receita de mais uma Quinta-Feira de “Há vida para além da massa de atum” é fresca, leve e sem carne. Mais uma prova de que é possível ter uma alimentação super saudável – sem desculpas!
Uma salada morna de lentilhas, que aconchega os estômagos revoltos vindos da praia, mas sem comprometer o regime de Verão, a saúde ou a carteira.
Nunca é demais relembrar que devem ir cuscar que coisas anda a cozinhar a nossa Vânia Maria. E que está a decorrer mais um desafio, o #4 já! Vejam como participar aqui.
 
200g de lentilhas
150g de ervilhas cozidas
1 talo de aipo
A parte branca do alho francês
1 pedaço largo de courgette
1 cenoura
2 tomates
1/4 de couve roxa
Azeite, sal e pimenta
Sementes a gosto – utilizei sésamo e linhaça
Cozem-se as lentilhas com um fio de azeite e temperadas com sal; reservam-se. Cozem-se as ervilhas e reservam-se também. Num tacho, refoga-se num pouco de azeite, as cenoura, a courgette, o aipo e o alho francês, finamente picados. Juntam-se as ervilhas e deixa-se apurar por cerca de 5 minutos. Juntam-se as lentilhas e tapa-se o tacho, deixando cozinhar em lume brando por uns minutos, e desligando de seguida.
À parte, picam-se os tomates e a couve roxa; numa taça, misturam-se os dois preparados, e tempera-se a gosto. Por fim, polvilha-se com sementes.
Deixar arrefecer por uns 10 minutos, enquanto se toma aquele banho para tirar o sal e se põe a mesa.

6 thoughts on “Salada morna de lentilhas

  1. Opá nunca provei lentilhas…acreditas?! É daquelas coisas que sempre que vejo uma receita com ela penso "tenho mesmo de comprar em breve e experimentar"…e o "em breve" nunca mais chega 😛 Mas confesso que fiquei ainda mais entusiasmada agora porque essa tua saladinha tem mesmo umas cores fantásticas 😀

    1. Eu provei lentilhas porque a minha irmã as comprou e pronto, lá as cozinhou, eu provei e fiquei fã 🙂 E tu também – já estou a imaginar uns pratos super apaladados "à la Vânia"

  2. Se tu andas desaparecida, como eu me sinto !
    Sou uma vergonha ! Mal tenho posto os pés por aqui, mas com isto das férias também não tenho metido muito os pés na minha cozinha =(

    Fica a saber que o teu blog é um dos meus favoritos da blogosfera ! E adoro as tuas gordices saudáveis !

    A ver se consigo produzir alguma coisa de jeito para o blog – também já tenho saudades de andar a vadiar por aqui 😀

    Beijinhos e boas férias !

    1. Férias são férias, e mesmo que não sejam férias, é preciso descanso – agora anda tudo em águas de bacalhau por isso, sem stress 😉
      Ohh fico tão contente de "ouvir" (=ler) isso!
      Beijinhos

  3. Que bonita a saladinha, bem colorida, como se quer nestes dias de verão!
    Aproveita bem as férias, o descanso, os dias assim, e eu vou seguindo-te sim no instagram.
    Um beijinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *