Cevada com cogumelos

Cevada com cogumelos

Se quando há cogumelos ai em casa dás por ti a fazer sempre as mesmas receitas, sinto que esta receita é mesmo para ti. Cevada com cogumelos, um casamento que tem tudo para um final feliz!

Certo dia deparei-me com cevada em grão para um trabalho, e a partir do momento em que a provei, garanto que nunca mais a minha vida foi a mesma. com leves notas tostada, a lembrar o sabor dos frutos secos, foi caso de amor à primeira vista.

Cevada em grão, para fazer a cevada com cogumelos

Primeiro comecei por usar a cevada cozida em saladas, uma vez que a sua textura permite ir das saladas mais clássicas, às combinações mais inusitadas, como uma salada de cevada, pêssegos grelhados e feta.

Contudo, no dia em que resolvi fazer cevada quase como um risotto, e casá-la com cogumelos… esse foi o dia em que atingi um novo grau de amor por este cereal. Cevada com cogumelos funciona porque ambos os ingredientes têm o mesmo perfil de sabor, e com isso não há como falhar.

Reconfortante, saboroso e sempre surpreendente, assim é a cevada com cogumelos. Para uma versão vegan, basta trocar a manteiga pela sua alternativa 100% vegetal. Vamos a isto?

Cevada com cogumelos

Cevada com cogumelos

Ingredientes:

  • 300g cevada em grão
  • 500ml água
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 300g cogumelos marron
  • 300g cogumelos pleurotus
  • 1 ramo de alecrim
  • 75ml vinho tinto
  • 100g manteiga
  • q.b. sal e pimenta preta

Como se faz:

  1. Coloca a cevada, o louro e os alhos num tacho. cobre com água fria, tempera de sal e leva ao lume. Quando começar a ferver, baixa para lume brando e deixa assim até que cozinhe por completo. Caso comece a secar, junta um pouco mais de água.
  2. Escorre e reserva o caldo da cozedura. Descarta a folha de louro, retira os alhos e pica-os, guardando-os à parte
  3. Fatia os cogumelos marron e separa em pedaços os pleurotus. Numa frigideira bem larga e quente, coloca os pleurotus e não lhes mexas – deixa que caramelizem por si e reduzam de volume. Depois reserva-os num prato temperando apenas com um pouco de sal.
  4. Na mesma frigideira, agora com um fio de azeite, carameliza os cogumelos marron. Novamente, deixa-os cozinhar sem mexer, deixando que ganhem cor. Junta então os dentes de alho previamente picados e junta o vinho tinto, mexendo bem para que evapore o álcool.
  5. Junta a cevada cozida e mistura com cuidado. Vai adicionando o caldo da cozedura da cevada e mexendo, para que este seja absorvido. Prova para verificar a consistência e ajustar o sal se necessário
  6. Desliga o lume e acrescenta os pleurotus, a manteiga em cubos e envolve cuidadosamente.
Cevada com cogumelos, e um toque de alecrim
Mais receitas com cogumelos? Vê estas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.