Scones de Queijo da Ilha e Alecrim

Se amam queijo, têm de fazer estes scones! E é mesmo assim, porque nos assuntos urgentes não há tempo para grandes explicações.

Não é segredo nenhum – Londres para mim foi ainda mais incrível porque foi lá que provei os scones de queijo mais incríveis de sempre. Hmm, correcção: foi lá que provei uns scones de queijo muito bons que serviram de inspiração para estes que criei!

São enjoativos? Não! A adição do alecrim torna-os perfumados e bastante equilibrados.

São deliciosos? Sim

São fáceis de fazer? São pois!

Então do que estão à espera? Toca a ligar o forno! Vê o vídeo desta receita aqui!

SCONES DE QUEIJO DA ILHA E ALECRIM

Ingredientes, para 8 scones

  • 2 ovos
  • 75ml Leite
  • 125g Manteiga Fria em cubos
  • 125g Queijo da Ilha
  • 180g de Farinha com Fermento
  • 1 c. Chá Fermento em Pó
  • Alecrim Fresco

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa tigela misturam-se os ovos com o leite; reserva-se. Numa tigela mais larga, começamos por misturar a farinha com o fermento e parte do alecrim. Adiciona-se a manteiga em cubos e com a ponta dos dedos, desfazem-se até se obter uma mistura com textura de amêndoa ralada mas com grumos grandes. Acrescenta-se o queijo, envolvendo levemente, e por fim os líquidos, misturando com uma colher até a massa ficar totalmente ligada – a massa fica bastante húmida, pelo que não preocupem se estiver a colar a todo o lado.

Com as mãos húmidas, moldam-se os scones, dispondo-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre eles. Vão a cozer no forno pré-aquecido, até que fiquem bem dourados, o que levará cerca de 15-20 minutos.

Deixam-se arrefecer ligeiramente numa rede, para que fiquem chocantes a toda a volta; comem-se de imediato com manteiga a derreter ou frios – vocês escolhem! De qualquer maneira, são deliciosos, surpreendentes, e de hoje em diante, uma receita obrigatória para os lanches ou brunches, pic-nics ou pequenos-almoços aí de casa!

Receita adaptada do livro “Gail’s Artisan Bakery Cookbook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *