Almôndegas de tofu com molho de côco

almondegas.tofu13

Comida de conforto, picante q.b. e com um toque exótico, para os almoços mais apressados no meio de livros e apontamentos.

Inevitavelmente o fim do semestre trás a azáfama dos trabalhos, das frequências e dos exames. Assim sendo, e porque tenho de me obrigar a tal, a cozinha anda mais parada, e eu ando mais ausente desta minha segunda casa. Mas é por uma boa causa – estou mesmo a acabar esta etapa da minha vida, e quero acabá-la por inteiro. E porque vêm ai coisas novas, projectos desafiantes e tão bons que custam a crer que sejam reais. Mas tudo a seu tempo!

Antevendo tempos mais ocupados, o “Há vida para além da massa de atum” vai deixar de ser uma rúbrica semanal, como até agora havia sido. Este projecto que partilho com a minha querida Vânia do Coisas e Coisinhas, vai passar a acontecer semana sim/semana não. Mudar é bom, e além de nos permitir gerir melhor o nosso tempo, vai também permitir criações mais inspiradas para estas nossas Quintas-Feiras.almondegastofu9

Para hoje, umas almôndegas de tofu, que são sempre tão versáteis, seja na sua composição,seja no molho que as envolve. Optei por uma combinação mais exótica e picante, para acordar o espírito dos estudantes mais atarefados. Fazem-se de antemão, guardam-se no frigorífico e quando necessário, é só fazer. Que nós estudantes merecemos algo assim, que nos faça esquecer por momentos a avalanche de livros!

icecream

Para 16 almôndegas:

200g de tofu firme, em cubos
1 malagueta vermelha picada
1/2 cebola roa picada
Sumo de 1 lima
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de chilli flakes
1/2 chávena de courgette em cubos
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de agave (ou maple syrup)
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de farinha de aveia
4 colheres de sopa de flocos de aveia

almondegastofu

Numa caixa, misturam-se todos os ingredientes, excepto a aveia. Fechar, e levar ao frigorífico por 3 horas para marinar.
almondegastofu1

almondegastofu2

Num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3), tritura-se a nossa marinada, até se obter uma pasta granulada; junta-se então a farinha e flocos de aveia, e envolve-se bem.
almondegastofu4

Com uma colher medidora redonda (ou duas colheres de chá), moldam-se as almôndegas. Dispõe-se num prato e levam-se ao frio por 30 minutos antes de cozinhar.almondegastofu3

almondegastofu5

Para cozinhar as almôndegas, basta fritá-las em 1 colher de sopa de óleo de côco, até que fiquem bem douradas.

A acompanhar umas almôndegas bem apaladadas, um molho suave e subtil de côco e com um toque de lima.

Molho de côco

150 ml de leite de côco
100 ml de água
1 chalota
1 colher de chá de caril
1 colher de café de chilli flakes
Raspa de 1 lima

almondegastofu6

Num processador, tritura-se a chalota com o caril e as raspas de lima. Numa frigideira, salteia-se  esta mistura em 1 colher de chá de óleo de côco. Quando estiver caramelizada, junta-se o leite de côco e a água e deixa-se reduzir.

Envolvem-se as almôndegas neste molho, tapa-se e desliga-se.
almondegastofu7

Para acompanhar, optei por uns noodles de courgette, mas ficam igualmente maravilhosas com um arroz branco bem solto. Mesmo que não sejam fãs de comida mais picante, estas almôndegas são equilibradas e deliciosas. E sabem tão bem num intervalo do estudo! 
almondegastofu10

8 thoughts on “Almôndegas de tofu com molho de côco

    1. Eu detestava Tofu, imagina-me isso! Agora passo mal sem ele, de tantas possibilidades 🙂
      Ohh obrigada! Acho que mudar faz bem, e se desse lado gostam tanto quanto eu, fico ainda mais contente!
      Beijinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *