Overnight Oats

Uma receita que não se cozinha, um pequeno-almoço rápido que só tem de ser retirado do frio. As overnight oats são as melhores amigas das manhãs agitadas, como as de Segunda-Feira, que custam mais do que as outras.

As manhãs de Segunda tendem a ser as mais difíceis e as que custam mais: o despertador que toca incessantemente por mais vezes que se carregue no “snooze”, a birra de nos levantar-mos da cama, todo o ritual de nos arranjar-mos decentemente, sem que o sono tolde as nossas escolhas (acreditem, com sono já vesti meias de cores em nada parecidas).
Mas apesar de tudo, gosto das manhãs, sejam elas de Segunda ou não. Gosto de me levantar, mesmo que tenha de praticar a bonita modalidade do “arremesso do telemóvel para longe, de forma a silenciar o despertador”. Fundamentalmente gosto das manhãs porque é de manhã que se toma o pequeno-almoço,  a minha refeição preferida, que dá energia pela manhã, e a possibilidade de criar e combinar sabores e texturas diferentes.
Mas nem todos os pequenos almoços têm de ser demorados, elaborados ou muito pensados. Hoje trago-vos o pequeno-almoço que se faz sozinho, durante a noite, e que de manhã está pronto, é só abrir o frasco, adicionar o que nos apetecer, e está pronto a comer. Fossem mais coisas assim, e a vida seria mais fácil.
200ml de leite de aveia
150ml de flocos de aveia
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sobremesa de amêndoas picadas grosseiramente
1 colher de chá de xarope de ácer
Num frasco de vidro, misturam-se todos os ingredientes e misturam-se bem.
Fecha-se o frasco e leva-se ao frigorífico durante a noite.

 

De manhã, adicionam-se os toppings desejados – eu optei pelos frutos vermelhos congelados e pelas amêndoas laminadas.

 

 

As Overnight Oats conquistam pela sua simplicidade. A textura suave, que contrasta com as amêndoas crocantes e com acidez dos frutos vermelhos fazem desta a opção mais rápida e deliciosa para os pequenos almoços, sejam eles de Segunda, ou não.
Bom dia 🙂
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
  

10 thoughts on “Overnight Oats

  1. Cada vez que vejo uma partilha assim tão deliciosa só penso: A ovelhinha voltou a atacar! E é tão bom, quando a Cozinha da Ovelha Negra "ataca", deixa-me sempre mais inspirada e eu ando a adorar as tuas fotografias. São dignas de um livro bonito de receitas!

    Um beijinho enorme

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

    1. Olá Marta 🙂
      Nunca fiz com iogurte, e de facto todas as receitas que vi utilizam leite.
      As variações que costumo fazer são no leite – e se não quiseres usar leite de aveia, podes perfeitamente utilizar o leite de vaca ou o que bebas habitualmente.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho
      Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

  2. Haha, essa das meias 😛 Eu tenho 4 meias de cores diferentes e não sei dos pares 😛 Até são parecidas, mas não são iguais… Será que numa dessas manhãs não me roubaste uma ou duas? 😛
    Overnight oats realmente são muito práticos 🙂 O teu jarrinho fica adorável, capaz de melhorar qualquer segunda-feira 😉

    1. A das meias não se voltou a repetir porque agora só tenho pares pretos; mas pôr brincos diferentes? Ora isso é sistemático! O meu jarrinho é o xuxu, o mais bonito que tenho. Os outros são demasiado óbvios – de Nutella! :p
      Bom Domingo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *