Bolo de cenoura e amêndoa | Carrot & almond cake [VEGAN]

Já vem com duas semanas de espera, mas para mim é sempre altura para bolos. Ontem fiz o da minha irmã, e hoje trago o meu.
Preparem-se que este não é um bolo qualquer: é húmido, colorido, e, espantem-se, vegan!

Não publiquei a receita do bolo mais cedo porque na verdade não tenho fotografias dele, apenas estas. E achei que deveria repetir o dito, de forma a presentear-vos com mais fotografias, de todos os ângulos possíveis e poses diversas.

Perdoem-me, mas não foi o que aconteceu. Pura e simplesmente tenho aquela mania chata de raramente repetir as receitas (pelo menos em tão curto espaço de tempo) – não que as mesmas não sejam óptimas e resultem bem, mas porque tenho a cabeça constantemente a fervilhar com ideias novas, sabores que teimam em querer chegar à minha boca, sempre em reboliço.

Uma Ovelha festiva, pelo traço perfeito da Ana nas Tintas

Por norma sempre se comprou o meu bolo de anos – o bolo de chocolate e nozes da padaria do Jumbo: fofo, alto, cheio de chocolate! (não é publicidade, o sacana do bolo é mesmo óptimo!)

Mas de há uns anos para cá vim a fazer o meu bolo, e sempre em moo experiências loucas, do género “a Teresa vê 5 receitas, mistura tudo, cria uma nova receita e fá-la. No próprio dia sem possibilidade de repetições”.
Este ano o bolo foi vegan, como modo de desafio a mim própria, de que é possível fazer bolos e decadências várias sem os ingredientes convencionais. Tenho a dizer que ainda bem que me aventurei: o bolo é maravilhoso, e a experiência fez com que me lançasse em novas aventuras, como as minhas mais amadas panquecas vegan [sem banana].
E aqui vai, o bolo do meu aniversário, sem muitas fotos (apenas as possíveis tendo em conta a falta de luz e a vontade de comer o dito), mas com a certeza de que se vão render a esta tentação bem acenourada!
125g de farinha de aveia
135g de farinha com fermento
4 colheres de sopa de amêndoa moída
3 colheres de chá de fermento
100ml de puré de maçã*
240ml de leite de amêndoa
165g de açúcar amarelo
100ml de óleo vegetal
3 cenouras pequenas raladas
1 colher de sopa (rasa) de canela em pó
1 colher de chá de noz moscada
Para fazer puré de maçã basta cozer maçãs, até que se desfaçam com um garfo; trituram-se com a varinha magica, e está pronto a utilizar. Utilizar o necessário, e guardar o puré sobrante num frasco no frigorífico
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa tigela, misturam-se as farinhas com o fermento e a aveia; noutra taça (maior), mistura-se o leite, o açúcar, o puré de maçã, as especiarias e o óleo; à parte, ralam-se as cenouras.
Envolvem-se as farinhas com a mistura dos ingredientes líquidos, e por fim, acrescenta-se a cenoura ralada.
Levar ao forno, numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, por cerca de 25 minutos (fazer o teste do palito – quando sair seco, está pronto).
125g oat flour
135g cake flour
4 tablespoons ground almonds soup
3 teaspoons of baking powder
100ml of apple puree
240ml of almond milk
165g brown sugar
100ml vegetable Oil
3 small carrots, grated
1 tablespoon of ground cinnamon
1 teaspoon of  nutmeg
Preheat the oven to 180ºC.
In a bowl, blend the flour with the baking powder and almond; in another bowl, mixe the milk, sugar, apple puree, oil and spices. At last, grate the carrots.
Add the flour to the the liquid ingredients, and finally add the grated carrots.
Bake he cake in a baking tray, greased with butter and sprinkled with flour, for about 25 minutes (do the toothpick test – when dry out, is ready).

 

Depois de arrefecer, optei por um creme de mascarpone e xarope de ácer por cima do bolo, mas a ideia era fazer um creme de caju, mesmo vegan – contudo, era o meu dia de anos, e resolvi aproveitar o sol e passear! Por isso, fiz o creme de mascarpone (que não é mais do que um cream cheese normal), cobri o bolo, e fui à minha vida.

 

O bolo é mesmo bom – aromático, denso, húmido e muito saboroso!
Acho que os 24 não me trouxeram mais juízo.Trouxeram sim mais vontade, e a certeza de que é isto que quero fazer para o resto da minha vida – cozinhar e ser feliz.
[e antes que me perguntem, estes gatinhos fofos e estas bandeirolas festivas são da Tiger]

 

Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
  

10 thoughts on “Bolo de cenoura e amêndoa | Carrot & almond cake [VEGAN]

  1. Realmente adorei.É tão dificil encontrar receitas de bolos sem ovos.
    Obrigada por me mostrares que é possivel fazer bolos em ovos.
    Mais uma pergunta: Eu sou alérgica a noz moscada. Existe algum ingrediente para o substituir?
    Bjs

    1. Olá Jess! Podes omitir a noz moscada, sem qualquer problema 🙂 Se gostares, podes adicionar 1 colher de café de gengibre em pó, para um sabor super aromático; ou simplesmente aumentar a quantidade de canela.
      Fico contente que tenhas gostado – e fica atenta, vêm aí panquecas e cookies americanas sem ovos também 😉 Beijinho

  2. Eu andava à espera de ver esta receita desde que a mostraste!
    Adoro bolos de cenoura e sem dúvida que ficou lindo e nota-se bem húmido na foto da fatia.
    Às vezes mais vale uma só foto, mas cheia de significado!! Bolinho bom.
    Um beijinho.

  3. Por acaso abri a página e pensei: «Alguém foi à tiger…» 🙂 São adoráveis, tenho uns no armário mas esqueci-me de usar… Podia ter usado no meu bolo, mas já não vou a tempo.
    Se com «ontem» queres dizer «dia 15» e com «fazer o bolo» queres dizer «faz anos», então a tua irmã faz anos no mesmo dia que eu 😉
    Esses desenhos são tão adoráveis!
    Quero um jumbo :'( Esse bolo soa mesmo bem! E sabes o que é que também soa bem? Cobertura de caju! Adoro caju. Mas essa também parece boa, tal como o bolo… E merecias um descansozinho 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *