Os pratos de forno são sem dúvida os que menos trabalho dão, pelo simples facto de poderem ficar a marinar por uns dias, e quando chega a altura de cozinhar, é deixá-los no forno, sempre controlados é certo, mas não necessitam de muito mais do que isso.
Não vá alguém pensar que eu sou uma desocupada, mas se adoro cozinhar, ainda que tenha de estudar, fazem-se pratos destes, e podem-se conjugar as duas coisas 🙂
Ingredientes:
4 perna de frango, com a coxa
1 limão – sumo e raspa
Azeite
6 col. de sopa de mel
2 col. de sopa de ervas da provença
Sal e pimenta para temperar
De véspera, deixam-se as pernas de frango numa marinada com o azeite, a raspa do limão, e temperada com sal e pimenta e metade das ervas.
Quando for para cozinhar, levar ao forno o frango com a marinada – começa-se por colocar a pele virada para cima, e a resistência superior ligada para que esta fique tostada; quando estiver, cobre-se o tabuleiro com papel de alumínio e deixa-se cozinhar.
O frango vai soltar água e gordura durante a cozedura, e é com parte dela que faremos a redução de mel e limão: numa frigideira coloca-se o sumo do limão, o mel e as ervas de provença – assim que levantar fervura, adicionam-se cerca de 6 col. de sopa dos sucos que se obtiveram com a cozedura do frango – deixa-se levantar fervura novamente e deliga-se.
Colocam-se as pernas de frango noutro tabuleiro e pincelam-se com a redução de mel e limão, e levam-se a corar.
Sem dúvida que são os que dão menos trabalho e o sabor é incrivel.
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy