Crepes

Hoje regressamos ao básicos, com um clássico que todos adoramos. Com nutella, canela, mel ou doce, os crepes são o básico de hoje.

Aprendi a fazer crepes já depois de saber outras coisas mais difíceis na cozinha. Provavelmente porque os lanches cá em casa se resumiam ao pão, às taças enormes de cereais ou ao meu amado nestum de chocolate. Mas lá aprendi a fazer os crepes, apenas para me render a eles.
São óptimos com tudo, seja doce ou salgado, e são ideais para lanches bem compostos ou para jantares mais leves (uma grande amiga minha tem o seu jantar semanal de crepes – e olhem que é uma óptima ideia para quebrar a rotina).
Se não os sabem fazer, anotem a receita. Se já sabem de cor a receita, juntem esta às vossas.
Crepes
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida
210g de farinha
350ml de leite (o da vossa preferência)
1 colher de sopa de açúcar amarelo
[Para a minha Avelã – sim, eu utilizei e fotografei o branco, mas o amarelo é mesmo o ideal]
 
  

 

 

Numa taça, com uma vara de arames, batem-se o ovos com o açúcar, a manteiga e 1/3 da farinha; junta-se parte do leite, e envolve-se bem para não se formarem grumos. Gradualmente, e sem deixar de mexer, intercala-se a farinha e o leite. A textura deverá ser a de um creme mais aguado.

 

 Aquece-se uma frigideira anti-aderente, e fazem-se os crepes. A receita dá para cerca de 20 crepes grandes.

Cá por casa os crepes saltam directamente da frigideira para o prato mais próximo, prontos a ser acompanhados por nutella, chocolate quente, doces vários, requeijão… Mas se os quiserem empilhar num prato para servir, polvilhem cada um com um pouco de açúcar, para que não se colem.

9 thoughts on “Crepes

  1. Aqui está uma coisa que nunca fiz… e nem sei muito bem porquê…
    Ficaram perfeitos!
    Adorei o PS para a nossa querida Avelã… vou ter de cá voltar para ver a resposta 😉
    Bjos

  2. Hahaha 😛 Safaste-te, safaste-te 😉
    Mas achei o leite estranho 😛 Isso são quê? 137,5ml?
    Aaaah, um copo com uma divisão extra para 1/8 de litro, que moderno! Eu tenho uns 6 copos de medida, metade estão podres e cheiram mal e estão guardados num canto, um é esquisitóide e eu não gosto dele e os outros dois uso ciclicamente (ou então uso só um e o outro também é esquisitóide :P). Isto é o que dá ter famílias estragadoras de varinhas mágicas (mais as vezes que me esqueço de levar para férias e tenho de comprar uma nova!) (pronto, acho que foi só uma vez :P).
    Espera… Disseste nestum de chocolate? Há alguém que goste daquilo? Uma vez provei porque nunca tinha provado nestum e achei horrível e esquisito… O normal nunca provei. Fui criança de cerelac 😛
    Até acho que crepes foram das primeiras coisas que fiz… Mas os lanches são uma infinidade de possibilidades! A minha preferida de momento é fluff. Com cereais. E quark. Se não for demais também vai uma maçãzinha 😛
    Porque é que toda a gente põe açúcar em pó em cima dos crepes?! (ia escrever em maiúsculas, mas depois fica esquisito e demasiado agressivo. Deixemos tais coisas para assuntos relacionados com papas de aveia) Ah, e sou a única pessoa que nunca comeu crepes com nutella? Mas já comi com uma coisa esquisita francesa de nozes e cacau ou assim e era bom. Entretanto ia comprar uma coisa que achava semelhante e apercebi-me na caixa quando o produto já tinha passado que era creme de castanhas, por isso pedi gentilmente à senhora da caixa (que tem uma cara MESMO parecida à assassina das maquetas do CSI Las Vegas!) que devolvesse aquilo (espero que não me mate). Ainda não arranjei coragem para comprar e experimentar, mas se um dia o meu nome mudar para "castanha" já sabes ;).
    Recentemente fiz crepioca (que são os crepes mais simples de fazer e com melhor textura) com chocolate preto (out of burgos ( nome tão deselegante tinha de figurar no meu comentário) 🙁 ) e sabia-me taaanto a alguma coisa. Acabei por chegar à brilhante conclusão de que sabia a crepe com chocolate preto, ou até só chocolate preto derretido, porque tudo o que tem chocolate preto derretido sabe a crepe com chocolate preto derretido (será que faltei às aulas de português sobre anáforas ou pronomes?). Surpresa, eu sei. (não resulta com: sopa, grelos, arroz, carne, (peixe é capaz hahaha), queijo fresco e couve-flor (ainda vou confirmar esta :P))
    Os crepes têm todos um travo caraterístico extremamente agradável e que fica delicioso com (adivinha!) chocolate preto… gosto muito. Até me dá vontade de espancar os funcionários do continente com os seus pacotes de crepes doces, grossos, melados e esquisitos congelados! "Pois, seus anormais, ESTA PORCARIA NÃO SÃO CREPES!" (agora estou nervosa e esqueci-me da regra das papas de aveia, desculpa lá! hahaha) e já agora: "Panquecas NÃO são crepes em formato mais pequeno!!!" (hão de ter um problema com conceitos!) e "O peixe da pescanova fica congelado durante séculos a seguir à data de validade, porque é que raio é que isso não funciona com os VOSSOS CREPES?!"
    Eu tenho um problema com os crepes do continente, não sei se dá para perceber.
    Diz à tua amiga que ela é genial por mim 😉 (Para o desenrascanço também já cheguei a jantar papas de aveia ;))
    Aaaaah é para não se colarem! Estranhooo 😛
    Uau, que testamento. Acho que é de não comentar nenhum blog há alguns dias 😛 Fica tudo condensado aqui dentro hahaha OHMEUDEUS estão tão incrivelmente atrasada, tenho uns 102 blogs para comentar (tomem lá, dálmatas!)

    1. Avelã sou tua fã, só porque comentas tudo ao mais ínfimo pormenor e com um brutal sentido de humor que me faz dar gargalhadas imensas.
      COMPRA NUTELLA!! É a melhor coisa do mundo, não há volta a dar! Mas também sou como tu, amo chocolate preto, com tudo e mais alguma – e com couve flor nada fica bom (nhac couve flor, sabe a peúgas velhas).
      Eu nunca comprei desses crepes congelados, mas já provei e nem deviam ser legais. E panquecas serem crepes pequeno, já me enervei tanto com essa história que nem vale a pena… Vivam na ignorância se quiserem – pelo menos aqui no blog há receita de panquecas até mais não (variedade é importante).
      Eu cá gostava só de nestum de chocolate, do de mel nem pensar. Mas já me passou – cereais e afins só aqueles de chocolate com recheio de chocolate (já me estou a babar).
      E sim, eu aqui é só copos altamente tecnológicos e de último modelo – e que medem 1/8 de cup!
      Já estava a ficar preocupada que não viesses cá dar conta do ps para ti :p

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *