Bolo de maçã com frutos secos

Não se deixem enganar pelo aspecto mais rústico que este bolo possa ter. Desde que me lembro que este é um dos meus bolos favoritos. É um bolo tipicamente de Outono, pois conjuga alguns dos ingredientes que nos aquecem nestes dias mais frescos – a maçã, os frutos secos e a canela. Acompanhem com um chá, não se vão arrepender 🙂

Ora bem, e o que leva este bolo?
1/2 chávena de óleo
400g de açúcar
3 ovos
300g de farinha
300g de maçã – partida em pedacinhos pequenos (vá, não desanimem, que não são muitas maçãs, e vale bem a pena porque o bolo é muito bom – modéstia à parte)
1 col. sopa de canela – podem juntar mais, só pus esta medida por referência – para mim, a canela junta-se “a olho”
1 col. chá de fermento
1 chávena de frutos secos – podem juntar nozes, amêndoas, passas…
E como se faz?
É muito simples, tirando o trabalho que dá descascar e partir as maçãs.
Pois bem, batam com a batedeira (ou colher de pau) os ovos com o açúcar, e quando obtiverem um creme fofo, juntem o óleo e a maçã. Misturem o fermento com a farinha e adicionem à mistura; por fim, juntem os frutos secos e a canela (quanta quiserem, mas nada de exageros senão pode ficar muito forte) e envolvam tudo muito bem. A massa vai ter um aspecto granulado, mas não se assustem, é assim mesmo.
Coloquem a massa numa forma com buraco previamente untada. Levem ao forno (pré aquecido, com o calor por baixo.
Não sei precisar o tempo nem a temperatura – o forno aqui da cozinha precisa de reforma. Peço desculpa, pois sei que isto é uma falha terrível – “então que raio, esta escreve receitas e depois não põe as informações mais básicas?”
Numa estimativa, levem o bolo ao forno a 200º, e vão vigiando – nos primeiros 20 minutos ele não estará cozido. Espetem o bolo com um palito, e quando este sair limpo, o bolo está pronto!
Coloquem num prato e polvilhem com açúcar e canela.
Espero que gostem 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *