Chegado o calor, nada melhor do que levar os almoços e os jantares para a varanda, o terraço ou jardim. Quer-se aproveitar, e acima de tudo, desfrutar de uma boa refeição rodeada dos nossos. Esta salada convida todos para a mesa, idealmente ao ar livre, num fim de tarde de Verão
Nunca fui a maior fã de Verão – o calor deixa-me rabugenta, mole, sem vontade para grandes invenções. Apesar disso, é no Verão que cozinho com mais frequência – a luz é óptima para fotografar os dias longos convidam a jantares de mesa cheia, e os ingredientes disponíveis, tão coloridos e apelativos, pedem-me que ultrapasse todas estas quezílias com o calor.
Os pratos querem-se leves mas a fervilhar de sabor, idealmente feitos sem que se suje muita loiça, para que o tempo se aproveite da melhor maneira.
E por isso, a pensar nos dias em que se liga o grelhador para uma sessão de barbecue, uma salada com legumes grelhados, à qual juntei a sempre apaladada rúcula, a energética quinoa, e o fresco e cítrico limão. Uma salada para todos, que pouco trabalho dá.
Para 1 taça grande de salada:
2 chávenas de quina cozinhada
1 beringela pequena
1 courgette pequena
8 cocgumelos frescos (usei os Paris)
1 chávena de tomates cherry
1 chávena de rúcula
Começa-se por pré-aquecer o grelhador, e pincelar a grelha com 1 fio de azeite. Fatiam-se os cogumelos, a beringela e a courgette, e levam-se a grelhar, até que cozinhem.
Cortam-se ao meio os tomates cherry, e numa taça juntam-se à rúcula e à quinoa. Depois de cozinhados, cortar os legumes em pedaços e juntar aos restantes ingredientes, misturando bem.
Vinagrete
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de mostarda
1 colher de café de chilli flakes
2 colheres de sopa de cebola roxa picada
1 colher de chá de seiva de agave
1 colher de sopa de água
Notas:
– Para crianças, omitir os chilli flakes;
– O agave é substituível por mel
Colocar todos os ingredientes do vinagrete num frasco, fechar, e chocalhar bem. Dispôr sobre a salada, e envolver.
Servir de imediato, para garantir um contrate mais interessante entre os legumes acabados de grelhar, os tomates sumarentos e o vinagrete bem fresco.
Aproveitem bem a vida lá fora. O Verão chegou 🙂
Gosto dece tipo de comida, pois sou vegetariana.
Obrigada Rita!
Um prato vegetariano mas que agrada a todos de certeza 😉
um beijinho
(De quem é o texto? Só porque fiquei toda confusa a ver o mesmo texto nos dois blogs. Será possível retirar a conclusão de que vocês são uma só pessoa? :O)
Adorei esses tomates cherry, estão adoráveis. E a courgette-ampulheta, a courgette-ampulheta também é adorável 😀
Gostei imenso da ideia de grelhar os vegetais, a courgette parece tão boa! Os cogumelos também ficam especialmente bem parecidos 🙂
Tenho definitivamente de fazer quinoa 😀