Chilli vegetariano de dois feijões | Vegan Chilli

Janeiro não é para mim o mês de inícios. Apesar de já não ter uma vida académica tão preenchida, este e o mês dos exames, da faculdade e do pouco descanso.


[English version bellow]

A maioria das receitas que faço são sempre a pensar no tempo mais limitado. Ainda que o meu ritmo de estudo tenha abrandado substancialmente, continuo a organizar a minha vida como um estudante. Por isso, opto por pratos mais rápidos, mais simples, mas sempre saborosos.
Pensando na minha irmã, no meu namorado e em muitos dos que me seguem que estejam nesta aflição, este chilli é o prato perfeito para aquecer a alma, confortar o estômago e dar energia.
Não é propriamente rápido, mas é daqueles pratos que se deixam a fazer  durante a manhã ou num fim-de-semana e que se guardam no frigorífico ou no congelador, desdobrando-se em várias refeições.
Gastar umas horas hoje, para poupar no resto da semana é uma prática muito eficiente, acreditem.
Sejam estudantes ou não, sabe sempre bem chegar a casa e ter a certeza de ter, guardado numa caixa, uma refeição deliciosa, nutritiva e quente pronta a ser consumida (bem, primeiro convém aquecer).
E é também a receita que trás de volta o “Há vida para além da massa de atum”.
Depois de uma merecida pausa, voltaram as receitas maravilhasda dupla do costume – não se esqueçam de espreitar o que é a Vânia criou directamente da sua cozinha so british! 
Um chilli com dois feijões, muitos vegetais e picante q.b. Isto sim, é a verdadeira comida de conforto.
Chilli de dois feijões
300g de feijão encarnado e branco
1 cebola picada
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de paprika
1 malagueta vermelha
200g de vegetais à escolha – beringela, abóbora, aipo, courgette, cenoura pimentos
2 chávenas de sumo de tomate* ou 1 chávena de polpa de tomate
Sal, pimenta e azeite
Coentros picados, abacate, raspa de lima e iogurte grego para guarnecer (opcional)
*Sumo de tomate é o que chamo à água de escorrer as peles e as grainhas do tomate quando se prepara o tomate para doce. Pode guardar-se em covetes no congelador e ficam sempre prontas a usar. O sabor é intenso e a cor a de sempre.
 

 

Se forem como eu e não utilizam feijão de frasco, cozam o feijão e escorram, guardando a água da cozedura.
Num tacho fundo, refoga-se a cebola picada num fio de azeite. Junta-se a malagueta picada, a canela, a paprika e um pouco de pimenta e deixa-se refogar até a cebola dourar. Juntam-se os vegetais e cozinham-se em lume alto por uns 3 minutos.
Baixa-se o lume, e junta-se 1 chávena de sumo de tomate, deixando cozinhar por 5 a 10 minutos. Adiciona-se o feijão, o resto do sumo de tomate e envolve-se bem. Cobrir com a água da cozedura do feijão, tapar o tacho e deixar cozinhar, em lume baixo, por 1 hora e meia, mexendo de vez em quando.
Rectificam-se os temperos e desliga-se.

 

 

 

 

Um prato quente pede um complemento mais fresco – optei pelo abacate, raspas de lima, os tão típicos coentros e o inesperado iogurte grego. Não estranhem a combinação – é absolutamente maravilhosa e combina na perfeição.

 

[Recipe in english]
Vegan Chilli
300g of red and white beans
1 onion, chopped
1 teaspoon of  ground cinnamon
1 coffespoon of paprika
1 red chilli
200g of vegetables of your choice – eggplant, pumpkin, zucchini, carrots, bell  peppers
2 cups of canned tomato
Salt, pepper and olive oil
Chopped coriander, avocado, lime zest and Greek yogurt for garnish (optional)
In a deep frying pan, sauté the chopped onion in olive oil. Add in the chopped chilli, cinnamon, paprika and a dash of black pepper and allow to sauté until the onion turns golden brown. Gather up the vegetables and cook on high heat for about 3 minutes.
Lower the heat and add 1 cup of canned tomato, and cook for 5 to 10 minutes. Add the beans, the rest of the tomato mix well. Cover with water (I use the water in which the beans where boiled), cover the pan and cook over low heat for 1 ½ hours, stirring occasionally.
Taste and check the seasoning. Serve warm with the most unlikely, but delicious combination – chopped coriander, sliced avocado, lime zest and greek yogurt.

 

Um prato harmonioso, quente, e reconfortante, que nos trás sabores de outras paragens.Para comer numa taça, sem cerimónias, a relaxar e a descomprimir.

Sem pressas e a aproveitar a pausa, seja ela do estudo ou não.

Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA

  

5 thoughts on “Chilli vegetariano de dois feijões | Vegan Chilli

  1. Adoro chilli e o vegetariano não é exceção! 🙂 Uma refeição super reconfortante, saudável e equilibrada, que dá para fazer uma "limpeza" ao frigoríco, evitando assim desperdícios, ao mesmo tempo que dá também para alimentar várias bocas (ou a mesma várias vezes, váaa 😛 ). Ficou com um aspeto fantásticooooo este teu pratinho Tekas 😀

  2. Gosto muito de chili, mas nem tenho feito! Tenho de voltar a fazer.
    É extremamente engraçado que ponhas abacate em cima, nunca pensei 😛
    Conheces o filme "slither"? Na foto a malagueta parece IMENSO aqueles bichinhos nojentos 😛
    (não é suposto ser uma ofensa para a pobre malagueta 😛 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *