Crumble de maça (com aveia e amêndoa)

 

De todas as sobremesas o crumble é sem dúvida a melhor opção para aproveitar frutas que estão mais feias e a necessitar urgentemente de serem consumidas.
Numa versão saudável e diferente da original, mas igualmente deliciosa.

Aproveitar o que se tem em casa e não desperdiçar tem de estar sempre na nossa mente. Não (só) porque os orçamentos familiares estão mais apertado, mas porque o desperdício não pode ser política. é assustadora a quantidade de comida que é deitada fora – e para mudar temos de começar em casa. E educar para que transformar e reciclar seja um modo de vida cada vez mais comum.
Seja para aproveitar as maçãs que se apanharam das macieiras do quintal, seja para aproveitar uns damascos que se compraram e que ficaram esquecidos no fundo da fruteira, nada mais fácil do que transformar estas frutas em deliciosas sobremesas. E o crumble é a forma mais fácil de o fazer.
É por isso um básico que faz tanto jeito saber. Aqui, numa versão mais saudável e com um toque de amêndoa. Pouco açúcar, muito sabor, quem sabe se não encontraram aqui uma sugestão mais light para a mesa de Natal.
Crumble de maçã (com aveia e amêndoa)
4 maçãs grandes
4 colheres de sopa de manteiga vegetal amolecida
1/2 chávena de aveia moída
1 colher de chá de canela
5 colheres de sopa de amêndoa moída
6 colheres de sopa de floco de aveia
4 colheres de sopa de maple syrup
1 colher de sopa de açúcar amarelo

 

 

Pré-aquecer o forno a 180ºC
Descascar e cortar as maças em pedaços pequenos, às quais de vão juntar a canela, 2 colheres de amêndoa moída, 2 colheres de aveia moída e 2 colheres de sopa de xarope de áçer. Depois de bem misturado, colocar a mistura da maçã numa tarteira.
À parte, misturam-se os restantes ingredientes e amassa-se com as mãos, até se obter uma mistura granulada. Espalha sobre a maçã e calcar.

 

Levar ao forno até que a cobertura esteja dourada e crocante.

 

 

O crumble deve comer-se morno, e acreditem, é verdadeiramente essencial que assim seja. Simples, com gelado ou iogurte grego, o crumble é tão maravilhoso!
O contraste da fruta macia com a cobertura crocante, o toque inconfundível da amêndoa que se espalha pela boca.

 

Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
 

4 thoughts on “Crumble de maça (com aveia e amêndoa)

  1. (assar maçãs é mais eficiente ainda 😛 )
    Só fiz crumble de maçã no microondas, no forno nunca. Fiz lá um de frutos vermelhos mas foi comido frio, não fazia ideia de que era comido assim meio morno 😛
    O meu cão é uma forma maravilhosa de reciclagem. A sério, até come a sopa que começa a azedar (eu tentei convencer a minha avó a NÃO fazer isso, mas não deu frutos. De qualquer maneira não se estraga muito e quando dou está mesmo só a começar)… Mas ainda come um pão fresco de vez em quando com fimbre (viva o luxo 😛 Antes comia um todos os dias! ) e leite (não consigo resistir a dar-lhe leite, ele sorve aquilo com uma rapidez maravilhosa 😛 Até dá gosto 🙂 ). E transforma-o num composto cuja descrição não vou incluir no comentário.
    Às vezes também dou coisas às galinhas ou coelhos ou deito no jardim o que é "degradável", tipo cascas de cenoura e isso.
    (por favor não fiques a pensar que vivo numa quinta 😛 )
    Parece mesmo bom 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *