O nosso Outono aos poucos que começa a adquirir uns laivos invernosos, e a não deixar fazer sentir a estação. Mas isso não é mau pois permite levar a vida com mais calma.
Adoro esta altura do ano – para mim, as temperaturas amenas e até as mais frias fazem-me desacelerar, levar tudo com mais calma. Os dias mais curtos pedem contenção, pedem para ser aproveitados o melhor possível. Chove e faz vento mas não me importo, porque nos outros dias sou presenteada com dias de sol brilhante e frio – esses são os meus dias favoritos. Gosto do contraste, gosto de sentir as minhas sardas a saltar na cara pelos raios de sol que inundam as ruas de Lisboa com a sua luz incomparável, de sentir um cachecol no pescoço, um chapéu na cabeça, mas sempre com uma aragem cortante a pairar no ar.
Gosto ainda mais do inverno porque é durante ele que posso ligar o forno sem ser considerada demente – ligo o forno no Verão muitas vezes, e há quem não entenda o porquê. O forno é mesmo o electrodoméstico mais versátil, pois permite assar, cozer, desidratar… tantas coisas! E os novos já não aquecem a casa como os antigos, são silenciosos, económicos e eficientes. Mas é nesta altura do ano em que a cabeça pede mais e mais pratos de forno.
Curiosamente a receita que vos trago hoje, para mais uma Meatless Monday, não se faz no forno, mas é igualmente reconfortante, como de resto são todos os pratos que se fazem nele. As temperaturas já pedem pratos mais quentes, com outros temperos. mais apurados.
E este estufado é isso tudo, como um dia solarengo de Inverno – intenso, fácil e que me reconforta a alma.
Estufado de lentilhas e espinafres com gengibre
2 chávenas de lentilhas verdes cozidas (reservar o caldo)
2 mãos cheias de espinafres
1 talo de aipo picado
1/2 pimento verde em cubos
1/2 chávena de alho francês picado
1 chávena de courgette em cubos
1/2 cebola picada
1 colher de chá de gengibre em pó
Gordura vegetal
Sal e pimenta q.b.
Cozem-se as lentilhas com sal. reservam-se, juntamente com a água da sua cozedura.
Numa frigideira larga aquece-se gordura vegetal, na qual se vai refogar a cebola, o aipo e o alho francês. Deixar cozinhar por 2 minutos e juntar o pimento e a courgette. Junta-se o gengibre em pó e salteia-se o preparado, com o lume alto, por 2 minutos.
Baixa-se o lume e cobre-se o preparado com a água da cozedura das lentilhas. Deixa.se cozinhar, tapado, por 5 minutos. Juntam-se então as lentilhas, 100 ml de água, tempera-se com sal e pimenta, e volta-se a tapar. Deixa-se cozinhar por 10 minutos, em lume baixo.
Juntam-se os espinafres, e cozinha por mais 1-2 minutos (dependendo da qualidade dos espinafres – de folha mais fina ou de folha mais grossa).
Servir quente. Serve como refeição assim mesmo ou pode acompanhar com arroz integral ou quinoa.
Tão bom! Exactamente o tipo de comida que adoro nestes dias frios e húmidos. Aquece a alma ….
bj
sara
Gosto muito de lentilhas e gostei do teu estufado, ficou uma maravilha
Boa semana
bjs
Uau! Que bom aspecto T! Tal como tu nesta altura do ano adoro estufados! E lentilhas! E espinafres! Tenho dito 😛
Um prato tão simples e tão reconfortante.
Para mim encaixa como uma luva no dia de hoje, frio e chuvoso.
Beijinhos*
http://petiscana.blogspot.pt/
Por acaso também gosto bastante deste tempo NOS FINS DE SEMANA!!! Não consigo esboçar uma ideia romântica de apanhar molhas durante a semana 😛
Normalmente as estações não influenciam o que cozinho, mas esse é sem dúvida um prato para esta estação! E tem um aspeto delicioso… e tenho de provar lentilhas. Novamente.
Adorei essa 2a foto step-by-step, parece um montinho de mini-corações 😛
Ando há algum tempo com curiosidade com as lentilhas mas ainda não me aventurei.
______________________
Ana Teles | blog:
feedly – bloglovin' – Facebook