Já há muito que a courgette não fazia uma aparição aqui pelo blog – a verdade é que as dita andam tão fraquinhas que são só sementes! Mas lá apanhei uma courgette gorda e viçosa, que fez as minha delícias e que vai fazer as vossas no formato que mais gosto – os noodles!
Acabaram-se as courgettes espirilizadas cá por casa nos próximo tempo – andam tão mirradinhas e enfezadas que são só pevides! E isto chateia-me!
Dá-me alento porém que as abóboras estejam tão viçosas e bonitas, porque elas também podem ser espirilizadas.
Entrei nesta brincadeira do espirilizador há uns meses, por influência clara do que via pela internet fora. Podia dizer que foi sol de pouca dura, mas estaria a mentir – ao contrário de muitas outras coisas que tenha comprado no passado (e que se resumiram a uma única utilização), o espirilizador foi, sem dúvida, a melhor compra de 2014 (só suplantada por alguns trapinhos e maquilhagem).
Os legumes espirilizados são uma alternativa bem engraçada de introduzir mais e mais vegetais na nossa alimentação, e de consequentemente, retirar aos poucos os hidratos de carbono.
Receita desenvolvida em parceria com Beauti – ver publicação original AQUI
Noodles de courgette com vegetais em molho agri-doce
1/2 courgette espirilizada (lâmina mais fina)
1/4 pimento verde em juliana
1/4 pimento vermelho em juliana
1 talo de aipo picado
1 cenoura em lâminas finas
1 pimento cambuci (ou 1 malagueta vermelha)
1 pedaço de alho francês em juliana (cerca de 1 mão cheia)
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de xarope de ácer
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de óleo de amendoim
Numa frigideira bem quente, salteiam-se os vegetais em óleo de amendoim. Adiciona-se a courgette espirilizada e envolve-se bem. Numa taça mistura-se o molho de soja com o xarope de ácer e o pimento cambuci bem picado. Desliga-se o lume, e junta-se o molho, e metade das sementes de sésamo, envolvendo tudo com cuidado.
Servir numa taça, polvilhada com sementes de sésamo.
Os contrastes das cores e das texturas fazem deste prato uma combinação acertada, além de uma alternativa muito saudável para um almoço mais rápido ou pra um jantar mais leve e com poucos hidratos de carbono.
Mais uma receita fantástica em colaboração com uma empresa fantástica:)
Ando doida para comprar esse espirilizador tenho mesmo que arranjar um tempinho para o combrar pois como faço muitas vezes legumes é uma opção fantástica para colocar o prato ainda mais bonito e delicioso assim como o teu:))
Beijinho querida
Ficou com um ar tão apetitoso.
______________________
Ana Teles | blog:
feedly – bloglovin' – Facebook
Também não tenho tido courgettes 🙁 Em compensação é época de grelos e castaaaanhas 😀 (mas ainda não comi nenhum dos dois 🙁 ). Estou frustrada 😛
O espirilizador é mesmo a nova moda 😀 Toda a gente tem (menos eu 😛 )
Este tipo de partos são mesmo deliciosos e… espera… ESPERA… UM PIMENTO-FLOR 😀 😀 Por favoooor diz-me que não arrancaste a vida a essa beleza :'(
A massa deve a vitalidade à dádiva generosa do super-pimento-flor 🙁 Que tristeza!
(ao menos tem muito bom aspeto!)
(porque é que pões os pimentos cortados primeiros e só depois o inteiro? É estranho 😛 )
(será uma pista de que o pimento ainda está vivo? 😀 )