Tagliatelle fresco com molho de cogumelos e requeijão

Depois do trabalho e empenho que se dedica à massa fresca , não há nada melhor do que criar um molho delicioso para rematar. Para uma Meatless Monday mais trabalhosa mas absolutamente deliciosa e que vai impressionar.

Não é uma prato para todos os dias porque vai saber muito melhor se feito no próprio dia em que perdemos uma manhã ou uma tarde agarrados à maquineta de esticar e cortar massa. E nada melhor do que um molho simples e aromático, e como não podia deixar de ser, meatless, para que a semana comece em beleza.
 

 

Tagliatelle fresco com molho de cogumelos

 

Creme de cogumelos
200ml de caldo de cogumelos 
(6 cogumelos paris + 1 talo de aipo + 1/2 cebola + 1 pedaço de alho francês[parte verde] + 1 molhinho de cebolinho + 1 colher de chá de pimenta em grão + sal + 300ml de água)
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de amido de milho

 

Começa-se por fazer o caldo e reserva-se. Da mesma maneira que se faz um molho bechamél, derrete-se a manteiga num tacho, e ajunta-se o amido milho, mexendo para que se obtenha uma bola cremosa. Gradualmente, adiciona-se o caldo coado, e vai-se envolvendo até obter um creme espesso e cremoso. Reserva-se.

Depois de feito o molho, passa-se à confecção dos restantes ingredientes: picam-se grosseiramente cerca de 10 cogumelos paris e levam-se ao lume, numa frigideira com manteiga, para que caramelizem. Junta-se então parte do molho,e  deixa-se apurar em lume brando. Adicionam-se 100g de requeijão desfeito com um garfo, o resto do molho de cogumelos e envolve-se.
Coze-se o tagliatelle por 3 minutos, escorre-se e junta-se ao molho, envolvendo com cuidado. Servir de imediato.

Vão por mim, não há nada como um prato de massa inteiramente feito por nós. Dá trabalho, mas é também muito compensador. Se não quiserem ter o trabalho de fazer a massa, façam só o molho e usem massa de compra – este molho é mesmo incrível 🙂

11 thoughts on “Tagliatelle fresco com molho de cogumelos e requeijão

    1. Quando apetece e temos vontade, o ser ou não trabalhoso passa ao lado 🙂
      Obrigada! Agora somos colaboradoras de uma plataforma cheia de estilo – e nós também claro está!

  1. Que bom aspetooo, a massa parece mesmo cremosa, e olha que nem é das coisas que gosto mais! Uma vez comi uma do género com cogumelos na pizza hut e era mesmo sem graça, essa é sem dúvida melhor 😉

    1. Acho que é melhor fazeres esta receita e aplicares-te bem, porque vais adorar e esquecer esse episódio terrível da pizza hut (óbvio que esta receita é milhões de vezes melhor, tipo, sem dúvidas :p)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *