Panquecas de Mirtilos

Haverá coisa melhor do que Panquecas fofas acabadas de fazer? Talvez, mas por hoje estas são a coisa mais bonita e inspirada que vão ver – e se não vos der fome, não sei o que dará!

Se há coisa que me tira do sério são panquecas tipo-crepe. Sabem do que estou a falar? Aquelas panquecas fininhas, que não absorvem nada, servem só de invólucro ao que quer que seja que se lhe ponha em cima. E isso, minhas amizades, são panquecas tristes. Para mim as panquecas têm de de conseguir absorver o sabor dos toppings que lhes pomos em cima, serem fofas na quantidade certa – nem crepe nem esponja, queremos panquecas equilibradas!

A esta receita podem acrescentar tudo o que quiserem (vejam as nota) ou ainda tirar os mirtilos e ficam com uma óptima receita de panquecas simples. Receita dois em um para alegrar a vossa semana. Sabes que podes over  vídeo desta receita? CARREGA AQUI!

PANQUECAS DE MIRTILOS

Ingredientes

  • 2 Ovos
  • 150g Leite ou Bebida Vegetal
  • 110g Farinha com Fermento
  • 1 col. Sopa Azeite
  • 1 col. Chá Xarope de Ácer
  • Mirtilos

Separam-se as claras das gemas, reservando as claras para bater em castelo. Às gemas adiciona-se o azeite e o xarope de ácer e mexe-se bem; a esta mistura-se adiciona-se a farinha e o leite intercaladamente para que se obtenha um creme leve e sem grumos. Envolvem-se lentamente as claras em castelo e mexe-se bem até obter uma massa homogénea , fofa e cheia de bolhas!

Numa frigideira anti-aderente coloca-se um fio de azeite, passando um papel para absorver o excesso. Deita-se uma colher cheia de massa e por cima os mirtilos, cobrindo com mais massa. Quando começarem a rebentar bolhas na superfície da panqueca, está pronta para virar.
Servi com mais mirtilos, iogurte e xarope de acér.

NOTAS:

  • Ao adicionar os mirtilos apenas na frigideira, garante-se que os mesmos não se queimam, e ficam dentro da massa. Podem fazer isto com outras frutas ou até pedaços de chocolate – fica maravilhoso!
  • Atenção ao adicionar as claras em castelo: por vezes quando as claras ficam em repouso depois de batidas, acaba por se acumular líquido no fundo da taça, e não precisamos desse líquido pata nada! Por isso, ao adicionar as claras, atenção para coar bem esse líquido todo.
  • O Xarope de Ácer na massa pode ser substituído por mel, qualquer outra geleia adoçante líquida (arroz, tÂmaras, etc) ou até açúcar amarelo; pode também ser omitido, mas eu cá prefiro aquele toquezinho discreto e doce.
  • Esta massa é altamente personalizáveis, pelo que podem adicionar canela, especiarias, cacau em pó, vocês decidem! Não há combinações impossíveis. Para um twist verdadeiramente supreendente, porque não umas panquecas salgadas? Cebolinho e queijo, Bacon e Tomilho.. imaginem só!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.