Sopa Picante para dias de correria

Sopa Quente para amantes de picante, ou como a vida me levou a gostar tanto de sopa.

Nunca fui miúda de gostar de sopa. Explicando-me melhor: gosto de sopa, mas não gosto da obrigação de a comer. Quando somos miúdos dizem-nos sempre que se come a sopa primeiro e o prato depois. E eu cá não achava piada nenhuma a essa coisa. Isso e quando uma nutricionista me disse para comer sopa só, até deixar de ter fome.

Obrigações, imposições à parte, quando comecei a trabalhar e a viver fora da casa dos pais, tive algum tempo à deriva, sem saber muito bem como planear refeições tendo em conta os meus horários mais esquizofrénicos. Pois bem que quando comecei a compreender melhor a minha rotina, o que é que acabei por fazer? Sopa!

Mas não é aquela sopa básica com uns quantos vegetais. É sopa composta, com variações mil, que tenho feito para ter sempre, seja no frigorífico, seja no congelador. Que isto vos sirva de lição – cada rotina é diferente, e não há nada de mal nisso. Afinal, não temos todos de comer o mesmo às mesmas horas. E eu acabei a ser a pessoa que comepae sopa seja às 18h00, seja às 23h00 🙂

E esta sopa o que é que tem que as outras não têm? Picante senhores! E podem perguntar – “oh Teresa, a base da sopa é amarela e só tens verdes na fotografia?” A verdade é que aprendi também a gerir o meu frigorífico e ingredientes que tenho em casa, por isso nada se desperdiça. E gastei tudo na sopa, que aqui trabalhamos com realidade.

Ingredientes

  • Lentilhas cozidas, reservando-se a água da cozedura
  • 2 batatas
  • 1 cenoura
  • 150g abóbora
  • 1/2 nabo pequeno
  • Talos e raízes de Coentros
  • 3 dentes de Alho
  • 1 col. sopa de Pasta de Tomate (bisnaga)
  • Açafrão, Gengibre, Cominhos e Pimenta Cayenne (tudo em pó)

Primeiro cozam as lentilhas em água com sal – utilizei umas lentilhas amarelas (não faço ideia que variedade eram), mas poderão utilizar as lentilhas vermelhas. Quando cozidas, escorram-nas e guardem a água.

Numa panela colocam-se os alhos e os coentros com um fio de azeite. Juntam-se as especiarias e deixam-se torrar ligeiramente. Adicionam-se então os legumes cortados em pedaços, parte das lentilhas cozidas, a pasta de tomate e cozinham assim uns minutos. Adiciona-se a água da cozedura das lentilhas, tapa-se e deixa-se cozer.

Tritura-se, rectifica-se de sal e água se necessário, e assim temos a nossa base feita. Agora, é altura de lhe juntarem o que quiserem – eu optei pelas lentilhas, brócolos grelhados, coentros frescos, cebolinha e leite de côco – mas podem juntar tantas outras coisas! Espinafres, couve migada, só coentros, côco tostado – o céu é o limite! E ainda podem utilizar a base da sopa mais espessa como molho e fazer umas invenções culinárias 😉

4 thoughts on “Sopa Picante para dias de correria

    1. Obrigada Obrigada Filipa!
      Estou a trabalhar para continuar e não voltar a estar ausente tanto tempo 🙂
      Um beijinho grande

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.