Pequenos-almoços sumptuosos, que parecem sobremesas e que tornam o nosso dia menos atarefado, mais feliz. É isto que vos trago hoje, num pequeno pote de vidro.
Sim, repito-me muitas vezes, mas a minha paixão pelo pequeno-almoço é grande e infinita, levando-me sempre a criar e recriar novas opções. A que vos trago hoje é uma sobremesa que se pode comer a qualquer hora do dia, inclusive de manhã; pode fazer-se de véspera, e na hora, é só caramelizar os damascos.
Surpreendam-se e surpreendam os vossos, assim, num singelo frasco de vidro com um creme delicioso e inesperado. Com um toque de acidez dos damascos, envoltos num leve caramelo. Ideal para dias que se prevêem mais difíceis e que merecem um mimo extra.
Para 3 potes de vidro:
150ml de leite de arroz
150ml de leite de côco
3 colheres de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de agave
Numa taça, colocam-se as sementes de chia, cobrindo-se de seguida com os leites de arroz e côco. Adiciona-se por fim o agave, mistura-se bem e deixa-se repousar por 10 minutos, até que a chia inche.
Distribuir o preparado pelos potes de vidro, e levar ao frigorífico pelo menos, por 4 horas, para que fiquem bem frescos.
Para accompanhar, damascos caramelizados:
3 damascos
1 colher de chá de óleo de côco
2 colheres de chá (rasas) de brown sugar
1 pitada de noz moscada
Numa frigideira, derrete-se o óleo de côco, e quando bem quente, adicionam-se os damascos cortados em quartos. Polvilha-se com o açúcar e a noz moscada, e envolve-se rapidamente.
Retirar os puddings do frio, e servir de imediato com os damascos ainda quentes, para um contraste de texturas e temperaturas na nossa boca, tão agradável como inesperado.
Não são precisas alturas especiais para ser surpreendido. Um pudim diferente, fresco e cremoso, fruta da época elevada a outro nível com um toque de caramelo. Tão simples que parece mentira.
Quem ficou com vontade de uma pote destes?
Parabéns Teresa. Que publicações deliciosas. Ansiosa por experimentar os Chia Pudding com os damascos. Jã os fui comprar à hr d almoço, mas agora a mousse de chocolate, .. OMG, ..
Obrigada pelas partilhas 🙂
Obrigada! Bem parece-me que a Maria vai experimentar as duas receitas, uma chatice 😉
Um beijinho, Teresa
Que copinho tão giro! Se olhares bem de perto, algumas das sementes parecem estomas 😛
Esse pequeno-almoço parece tão bom! Que maravilha 😀 E os damascos aramelizados devem ser demais mesmo.
Adorei o toque do ‘brown sugar’ 😀
Deve ficar uma combinação maravilhosa, já estou a imaginar. Tenho de fazer 🙂 Os damascos parecem aquele pêssego em calda 🙂
Um pequeno-almoço em bom, mas tão simples e tão rápido – um miminho pelo manhã 🙂
Há que ser coerente, e açúcar casatanho era no mínimo sinistro, não achas? Eu ficava logo “opá o açúcar castanho? Hmm a miúda tá com os copos!” E os ingleses fazem sempre as coisas soarem melhor :p
Os damascos ficam deliciosos! E esquece lá o pêssego em calda!
(desculpa a demora; aqui o WP não me avisa de alguns comentários. Não te ignorei minha querida Avelã!)
Olá!
Ando como muita vontade de experimentar estes chias pudding e com damascos caramelizados devem ser deliciosos!
um beijinho
Olá Paula 🙂 Estes pudins são uma pequena surpresa, por serem tão diferentes e despertarem contrastes tão inesperados. Depois quero saber como correu
Um beijinho