Comida de conforto, picante q.b. e com um toque exótico, para os almoços mais apressados no meio de livros e apontamentos.
Inevitavelmente o fim do semestre trás a azáfama dos trabalhos, das frequências e dos exames. Assim sendo, e porque tenho de me obrigar a tal, a cozinha anda mais parada, e eu ando mais ausente desta minha segunda casa. Mas é por uma boa causa – estou mesmo a acabar esta etapa da minha vida, e quero acabá-la por inteiro. E porque vêm ai coisas novas, projectos desafiantes e tão bons que custam a crer que sejam reais. Mas tudo a seu tempo!
Antevendo tempos mais ocupados, o “Há vida para além da massa de atum” vai deixar de ser uma rúbrica semanal, como até agora havia sido. Este projecto que partilho com a minha querida Vânia do Coisas e Coisinhas, vai passar a acontecer semana sim/semana não. Mudar é bom, e além de nos permitir gerir melhor o nosso tempo, vai também permitir criações mais inspiradas para estas nossas Quintas-Feiras.
Para hoje, umas almôndegas de tofu, que são sempre tão versáteis, seja na sua composição,seja no molho que as envolve. Optei por uma combinação mais exótica e picante, para acordar o espírito dos estudantes mais atarefados. Fazem-se de antemão, guardam-se no frigorífico e quando necessário, é só fazer. Que nós estudantes merecemos algo assim, que nos faça esquecer por momentos a avalanche de livros!
Para 16 almôndegas:
200g de tofu firme, em cubos
1 malagueta vermelha picada
1/2 cebola roa picada
Sumo de 1 lima
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de chá de chilli flakes
1/2 chávena de courgette em cubos
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de agave (ou maple syrup)
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de farinha de aveia
4 colheres de sopa de flocos de aveia
Numa caixa, misturam-se todos os ingredientes, excepto a aveia. Fechar, e levar ao frigorífico por 3 horas para marinar.
Num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3), tritura-se a nossa marinada, até se obter uma pasta granulada; junta-se então a farinha e flocos de aveia, e envolve-se bem.
Com uma colher medidora redonda (ou duas colheres de chá), moldam-se as almôndegas. Dispõe-se num prato e levam-se ao frio por 30 minutos antes de cozinhar.
Para cozinhar as almôndegas, basta fritá-las em 1 colher de sopa de óleo de côco, até que fiquem bem douradas.
A acompanhar umas almôndegas bem apaladadas, um molho suave e subtil de côco e com um toque de lima.
Molho de côco
150 ml de leite de côco
100 ml de água
1 chalota
1 colher de chá de caril
1 colher de café de chilli flakes
Raspa de 1 lima
Num processador, tritura-se a chalota com o caril e as raspas de lima. Numa frigideira, salteia-se esta mistura em 1 colher de chá de óleo de côco. Quando estiver caramelizada, junta-se o leite de côco e a água e deixa-se reduzir.
Envolvem-se as almôndegas neste molho, tapa-se e desliga-se.
Para acompanhar, optei por uns noodles de courgette, mas ficam igualmente maravilhosas com um arroz branco bem solto. Mesmo que não sejam fãs de comida mais picante, estas almôndegas são equilibradas e deliciosas. E sabem tão bem num intervalo do estudo!
Ai que delícia!! Acho que vou fazer para o almoço! Beijinho e bom fim-de-semana!
Acho uma ótpima ideia 🙂 Depois conta-me o que achaste!
Bom fim de semana
Parece mesmo bom!
São super deliciosas, modéstia à parte 😉
Bom fim de semana!
OMG!! Adoro tofu, meu Deuuus! Até ja me babei toda :O
Amei o novo visual! Amazing, tens um website lindo,lindo 😀
Eu detestava Tofu, imagina-me isso! Agora passo mal sem ele, de tantas possibilidades 🙂
Ohh obrigada! Acho que mudar faz bem, e se desse lado gostam tanto quanto eu, fico ainda mais contente!
Beijinho!
Gostei tanto!!! Parece que foram feitas de propósito para mim. Super super aprovadas!