Redondas como trufas e levemente crocantes. Ao longe parecem doces, mas de perto são bem apaladadas. São crocantes de grão e espinafres com uma crosta preta de papoila, prontos a surpreender.
Apesar de me sentir sempre confortável com sobremesas, pequenos almoços e snacks afins, a verdade é que não me esgoto nessas coisas. Adoro salgados, e todas as possibilidades que permitem, as combinações intuitivas que dão origem a resultados inesperados e surpreendentes.
Muitos não sabem mas quando decidi começar o blog, queria fazer um blog de sobremesas. Dando o devido desconto ao início do blog, escrito de forma diferente, cm fotografias pouco apelativas mas com a vontade característica de quem inicia algo novo, nem uma semana durou esta minha ideia.
E porquê? Porque cometi o erro de querer publicar todos os dias. Seria impossível ter tantas receitas, dar vazão a tantos produtos cozinhados, mas fundamentalmente, eu, a Ovelha Negra, é muito mais que bolos (se bem que adoraria introduzir aqui no blog a frase mítica “Sabe, eu é mais bolos”)
Para hoje trago uma sugestão salgada, que pode servir tanto como refeição como snack, para comer depois de feitas ou para levar para o almoço, comidas frias com uma salada de couscous.
Fica a sugestão, para uma Quinta-Feira de “Há vida para além da massa de atum”, infalíveis, fáceis e amigas da carteira. Para complementar com as Coisas e Coisinhas com que a Vânia nos presenteia sempre.
Para 10 unidades
1 chávena e meia de grão de bico cozido
1 chávena de espinafres
4 tomates secos
1/2 chávena de caldo de cozedura do grão quente
Sal, pimenta e um fio de azeite
Sementes de papoila, para enrolar
Pré-aquecer o forno a 180ºC
Com um esmagador, desfaz-se o grão numa pasta consistente. Num processador, tritura-se o tomate seco com 1 colher de sopa de azeite, o caldo da cozedura do grão, sal e pimenta, e junta-se à mistura do grão.
Com a mistura morna, adicionam-se os espinafres, grosseiramente picados, e envolve-se bem. Deixar a massa repousar por cerca de 5 minutos.
Num prato fundo, dispõem-se sementes de papoila, que vão ser a crosta dos nossos crocantes. Com uma colher medidora redonda ( a minha fiel amiga nestas situações é da Tiger), moldam-se bolinhas, que se vão passar pelas sementes de papoila.
Colocar cada bolinha num tabuleiro, sobre uma folha de papel vegetal. Depois de todas feitas, levam-se por 10 minutos ao frio para que fiquem mesmo in pack!
Levar ao forno, com o calor por cima e por baixo, por cerca de 30 minutos, tendo atenção em rolar as bolinhas a meio da cozedura, para que fiquem uniformes.
Levemente crocrantes por fora e com o sabor das sementes de papoila a dar um ar da sua graça, e a trazer os tons mais carregados. Sob a negrura da cobertura, vislumbra-se um interior cremoso, colorido e de sabor intenso.
Puramente surpreendentes!
Adorei a tua sugestão. Ficaram com óptimo aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.in/2015/04/crepes-gratinados-recheados-com-pasta.html
Diferentes do habitual, mas sem dúvida deliciosos.
Obrigada pela visita, e pelos comentários sempre simpáticos Clara 🙂
Adoro tudo o que tenha grão!
Já agora, tenho uma tacinha igual 🙂
Mesmo! O grão é das minhas leguminosas favoritas
Oh, é difícil não ter igual (é só a prova do bom gosto de temos 🙂 )
Fabulosas! Adorei. 🙂
Obrigada! E obrigada pela partilha 😉
Que ricas bolinhas crocantes, adorei!
Um beijinho.
Obrigada 🙂 São completamente viciantes!
Ahahaha "há vida para além da massa de atum" — adorei! E estes crocantes de grão devem ser uma autêntica delícia. Já almocei mas estou aqui (quase) literalmente a babar para as tuas fotografias…lindas, por sinal!
Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me
E há! Todas as Quintas, tanto aqui como no Coisas e Coisinhas fazemos a prova disso 🙂
Obrigada Sara!
Já os imagino em cima de um belo prato de salada. Geniais!!
bj
sara
Uma combinação mais que acertada 🙂
Fantástica esta receita!:)
Beijinho
Obrigada Vanessa 🙂
Bons Cozinhados!
Devem ter ficado maravilhosos. A experimentar.
Bj
Mom.
Espero que em breve! Depois conta como correu 🙂
Pois, eu no geral também é mais sobremesas 😛 E a maioria das receitas do meu blog são, agora com o whole30 é que a coisa virou um bocado.
Essas bolinhas estão mesmo muito giras! Toooda a gente adora salgadinhos assim, e aposto que ainda adoram mais se forem tão giros como esses 🙂 O interior é mesmo cremoso, essa tacinha aí está com um aspeto maravilhoso 🙂 Bela receita 🙂
O mais engraçado de ver é que as receitas mais vistas daqui são as sobremesas e os pequenos-almoços, o que me leva a ter ainda mais atenção aos salgados, para torná-los igualmente apeteciveís 😉
Obrigada!
Fiquei repleta e absolutamente repleta de fome, o que para esta hora não é comum … foi aqui chegar e este requinte encontrar!
Muito bom, adorei!
Parabéns, parabéns! Genial!
Grata pela partilha e inspiração!
É tão bom ler comentários tão simpáticos e entusiásticos 🙂 Fico mesmo de coração cheio por saber que vos inspiro!
Obrigada pelo carinho!
Um beijinho, Teresa