Leite de Aveia

Para mim, o leite vegetal é um básico da minha cozinha, porque é o que bebo e aquele com que cozinho. O leite de aveia é vendido a preços excessivos, e acreditem, faz-se muito bem em casa, sem serem necessárias máquinas específicas e processos morosos.

Volta assim o “Back to the basics”

Há já algum tempo que deixei de consumir leite de vaca, e como substituto encontrei o leite de soja. Com a recente chegada ao mercado de mais alternativas de leites vegetais, e aprendendo que a soja não é mesmo uma melhor opção, fui testando novos leites.
Mas convenhamos, por muito maior que seja o número de consumidores de leites vegetais, os preços não estão mais democráticos. Andava com a ideia de fazer leite vegetal em casa, mas a falta de um  liquidificador potente desmotivou-me.
Até que me lembrei que a aveia amolece muito e um processador normal serve perfeitamente!
E é esta a história do leite de aveia, sem aditivos, com um adoçante natural, que fiz no fim de semana e que vou repetir mais vezes.
1 chávena de flocos de aveia, demolhada numa chávena de água
1 chávena de água
1 tâmara (opcional)

De véspera, demolha-se a aveia numa chávena de água, juntamente com a tâmara (sem caroço).
No dia seguinte, colocar a aveia, a tâmara e a chávena de água no copo liquidificador, e triturar até se obter um líquido espesso.

Filtrar o líquido por um passador de pano, e reservar o resíduo (consta que serve para bolachas e panquecas; vou testar e logo vos conto).

Guardar numa garrafa, no frigorífico, por um máximo de 3 dias.

Não tão líquido quanto o do compra e adoçado de forma natural. Fica ao nosso critério controlar isso tudo, e mais importante, escolher a origem dos ingredientes e o preço.
Eu rendi-me. E vocês?
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
  

6 thoughts on “Leite de Aveia

  1. Também estou rendida!
    Em breve vou ter noticias sobre isto no meu blog pois aqui também se anda a diminuir o consumo de leite de vaca e a preferir as bebidas vegetais.

    Beijinho e boa semana!

  2. Fica muito bonito, gostei da cor! Adorei o pormenor da tâmara 😛
    Eu até percebo os preços de leites de frutos secos (são exagerados na mesma, mas os frutos secos são de si caros), mas pôr o leite de aveia ou de arroz muito caro é simplesmente abusar… Ainda por cima alguns ainda são aguados!
    Tenho um copo igual ao teu 😀
    Um dia ainda vou experimentar fazer. Gostei da sugestão 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *