Fresco, com personalidade e tão simples de fazer que pode parecer mentira.
O ceviche é um prato forte mas que conquista qualquer um.
E como esta semana celebra-se não só o meu aniversário, mas também o de uma grande amiga, acho que uma prato destes se adequa a celebrações!
Comi ceviche pela primeira vez num restaurante mexicano, o que não deixa de ser engraçado visto que o ceviche é um prato peruano. Era fresco, equilibrado e picante q.b. , tão delicioso que nunca mais me esqueci dele.
Numa combinação tão simples de sabores consegue-se uma experiência absolutamente arrebatadora. Peixe cru, marinado em sumo de lima, malaguetas, cebola roxa e coentros; e é só. Mas podemos sempre libertar a nossa veia criadora, e inventar novas combinações.Para o meu ceviche, acrescentei manga, cuja doçura acalmou o picante e trouxe um novo sabor ao prato. O peixe que usei foi o salmão, que apesar de ter um sabor mais forte, é o mais fácil de comer “cru”; contudo, a versão original é feita com peixe branco.
As combinações são as que se queiram. Mas numa coisa há que ser rigoroso: ceviche faz-se com peixe fresco, lima, malagueta, cebola e coentros!
Ceviche de Salmão com Manga
2 lombos de salmão, limpos de espinhas, peles e partes escuras
1/2 malagueta verde
1/2 malagueta vermelha
1/4 de cebola roxa, em juliana
1 molhinho de coentros picados
1 talhada de manga, em cubos
sumo de 2 limas
Começa-se por partir o salmão em cubos iguais, com cuidado para não o desfazer.
Picam-se os coentros, as malaguetas, corta-se a cebola e junta-se ao salmão numa taça. Envolve-se com cuidado, e sobre o preparado verte-se o sumo das limas; mexe-se rapidamente, e deixa-se repousar por 2 minutos.
Enquanto isso, corta-se a manga em cubos e junta-se ao preparado.
Rectificam-se os temperos serve-se de imediato.
English version
Salmon and mango ceviche
2 salmon fillets, cleaned bones, skins and dark parts
1/2 green pepper
1/2 red pepper
1/4 red onion
3 tablespoons of chopped coriander
1 slice of mango, diced
Juice of 2 limes
A pinch of salt
Dice the salmon in small cubes, approximedly with the same size. Slice the onion, the pepers and the coriander and mix with the salmon. Squeeze the limes and add the juice to the salmon mixture – allow to rest for 2 minutes.
I the meanwhile, dice the mango, and add to the salmon. Serve immediatly.
Mesmo quem não é fã de peixe cru, acaba sempre por reconhecer ao ceviche um sabor inconfundível e agradável. Pode comer-se simples, ou para uma entrada, acompanhado por tortilhas de milho.
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
Ando à semanas para experimentar, desde que me falas-te no ceviche, agora ainda estou mais tentado 😛 que bom aspecto!!! Adoro a junção das cores e as fotos!
http://deaprendizachef.blogspot.pt/
O teu ceviche ficou lindo!!
nas cores e nos sabores, salmão, manga, coentros (nem precisa de ser algo de chocolate para eu salivar hehe) tão bom!
aproveito para te desejar novamente parabéns!! estava lindo o bolinho.
Um beijinho.
Que combinação maravilhosa! Ficam perfeitos como uma pequena entrada 🙂
–
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
–
Para mim podem ser três copos desses se faz favor que só um, como entrada, não acalma a saliva que tenho a escorrer neste momento!! 😀 Adoro as cores, os sabores e a frescura deste ceviche, nhamiiiii mesmo 🙂