De sabor simples e forma familiar aos nossos olhos, os hambúrgueres fazem as delícias de todos. Em mais uma versão de feijão, crocantes por fora, cremosos por dentro. Absolutamente irresistíveis!
Cozi feijão a pensar numas almôndegas ou mesmo nuns croquetes de feijão. Mas a hora tardia a que me dediquei à cozinha influenciou o rumo que dei ao feijão, e para despachar o assunto e por fim poder almoçar, acabei por fazer (mais uma vez), hambúrgueres de feijão tão frequentes por cá.
O único twist é a camada exterior, que quis manter crocante, para me lembrar do rumo inicial que iriam tomar. O resultado é surpreendente, e mais uma vez prova que lá por não serem de carne, não significa que sejam menos saborosos.
| Para descobrir também em Beauti.pt |
Hambúrgueres de feijão e cenoura
2 chávenas de feijão encarnado cozido
1 cenoura grande ralada
5 colheres de sopa de courgette ralada
5 colheres de sopa de courgette ralada
1 colher de chá de paprika
1 colher de café de sal
1 colher de café de sal
Crosta de sementes
2 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 colher de sopa de sementes de sésamo
Sal
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Amassar o feijão, juntamente com o temperos, a cenoura e a courgette ralada; por fim, junta-se alguma da mistura de sementes, até se obter uma massa mais consistente. Leva-se a massa ao frio por 30 minutos.
Num prato dispõe-se a mistura de sementes; moldam-se os hambúrgueres e passam-se pela crosta.
Levar os hambúrgueres ao forno num tabuleiro forrado por papel vegetal, e cozinham-se por 30 minutos, virando os hambúrgueres durante a cozedura.
Crocantes por fora, macios por dentro, ideais para refeições leves. Conjugados com um belo bolo do caco ou pão biju, cebola, alface, tomate, temos um típico hambúrguer de fast-food. Eu optei por uma variante de pão alentejanos, tomate e couve roxa em sumo de limão, e couve salteada com paprika.
Dificilmente lhes conseguirão resistir.
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
Gosto muito da sugestão. Nunca fiz, acho que vou experimentar. A cenoura e a courgette entram em cru e depois cozinham no forno, correto?
Beijinho. Susana
http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/
Olá Susana. Sim, a courgette e a cenoura vão em cru 🙂 Espero que goste dos hambúrgueres! Beijinho
Devem ser bem bons, estes hamburgueres.
______________________
Ana Teles | blog:
feedly – bloglovin' – Facebook