Um “risotto” que se fez com quinoa ao invés do arroz. Com abóbora e espinafres, porque os melhores risottos fazem-se sem carne. Mas sempre, sempre, com muita manteiga e queijo.
Podia dissertar sobre o quão artificial é o dia 14 de Fevereiro, com corações, muito vermelho e cor-de-rosa, anjos gordinhos e almofadas pirosas (peço desculpa a quem goste delas, mas eu e almofadas assim em pelúcia não combinamos), mas acho que é mais coerente não falar sobre isso (não, não sou uma moça amarga que passa o dia a comer chocolates e a pensar “aii só eu que não celebro o dia dos namorados”).
Trago um prato diferente, que pelo nome se denuncia a si próprio – “risotto” de quinoa, com abóbora e espinafres. Em vez do arroz, decidi utilizar a quinoa, esse super alimento que lentamente me vai conquistado a cada experiência que faço. E acreditem, em risotto é mesmo uma aposta ganha!
Optei pela abóbora, pelo seu sabor mais adocicado, que contrasta com o queijo mais forte, e pelos espinafres para um toque de cor e de sabor.
Como a quinoa não tem goma como o arroz, optei por uma combinação absolutamente pecaminosa de manteiga e queijos – mascarpone e da Ilha.
Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe!
E uma vez que utilizamos a quinoa, podemos sempre abusar mais na parte gorda da coisa – muito e muito queijo (é que sou apaixonada por ele, todo ele!)
| Para descobrir também em Beauti.pt |
“Risotto” de quinoa com abóbora e espinafres
1 chávena de quinoa
1/2 cebola roxa
1 dente de alho esmagado
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta
100ml de vinho branco
200ml de caldo de legumes ou água
200g de abóbora em cubos
2 mãos de espinafres de folha fina
2 colheres de sopa de mascarpone (ou queijo creme tipo “Philadelphia”)
2 colheres de sopa de manteiga
Queijo da Ilha a gosto
Começa-e por colocar de molho a quinoa, mexendo-a bem para a lavar – deixar em água até a sua utilização.
Num tacho, refoga-se a cebola e o alho em manteiga, temperando com pimenta e um pouco de sal (atenção que o queijo tem sal, por isso mais vale rectificar o tempero no final). Quando a cebola amolecer, junta-se a abóbora e refoga-se, até que esteja mole. Com o lume alto, junta-se a quinoa previamente escorrida e o vinho, mexendo muito bem para que no álcool evapore.
Baixa-se o lume e junta-se 3/4 do caldo, mexendo bem. Tapa-se, e deixa-se cozinhar em lume brando por 10 minutos. Se ao fim desse tempo, o caldo tiver quase desaparecido e a quinoa não estiver cozinhada, junta-se o resto do caldo e deixa-se cozinhar sem tampa por mais 2 minutos.Juntam-se então os espinafres, e tapa-se o tacho; ao fim de dois minutos, misturam-se com a quinoa e desliga-se. Adiciona-se a manteiga, o mascarpone e um pedaço generoso de queijo da ilha ralado e envolve-se com cuidado.
English Version
Quinoa ‘risotto’ with pumpkin and spinach
1 cup quinoa
1/2 red onion
1 clove garlic, crushed
2 tablespoons of butter
Salt and pepper
100ml white wine
200ml vegetable stock or water
200g diced pumpkin
2 hands of foil spinach
2 tablespoons mascarpone (or cream cheese)
2 tablespoons of butter
Parmesan to taste
Rinse the quinoa very well.
In a pan, saute the onion and garlic in butter, seasoning with pepper and a little salt (note that the cheese has salt, so it is better to correct the seasoning at the end). When the onion softens, join the pumpkin and saute up until it is soft. With high heat, add the drained quinoa and the wine, stirring well so that the alcohol evaporates.
Lower the heat and add up 3/4 of veggetable broth, stirring well. Let it cook on low heat for 10 minutes. If not cooked, add more broth and allow to cook.
Join then the spinach, add cover the pan; after two minutes, blend with quinoa and turn the heat off. Add the butter, mascarpone and a generous piece parmesian.
Serve immediatly
Servir de imediato, e com mais queijo por cima. No meu caso, vou juntado queijo enquanto como.
Cremoso como o risotto original, mas com o travo tão característico da quinoa. Uma combinação improvável mas tão deliciosa que conquista os palatos mais exigentes.
Para fazer sem um motivo especial. Ou amanhã porque sim.
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
Nunca comi quinoa. Tem bom aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-4-menu.html
Gosto muito de quinoa mas nunca usei em risotto, esse parece-me bem delicioso
Bom fim de semana
bj
Esta tua invensão ficou fantástica:)
Aspeto delicioso saudável não podia ser melhor:)
Só mesmo a manteiga é que cortava eheheheh de resto esta divinal:)
Beijinho grande
Eu adoro risottos, com arroz, com cevada, com quinoa, eles que venham, desde que seja assim com muito queijo!
No outro dia vim um episódio do masterchef em que um risotto de quinoa fez sucesso com o Marc Pierre White, por isso, é de facto surpreendente as coisas que podemos fazer e reinventar na cozinha.
Ficou delicioso o teu! Um beijinho (e não abuses nos chocolates!)
Ohhh meu deus!! Que aspeto maravilhoso!!! 🙂 Nunca usei a quinoa mas gostei da ideia, experimentar coisas novas e diferentes é cá comigo 😛 por isso vou anotar esta porque tenho de testar 😉
adoro risotto e essa ideia com a quinoa é deveras interessante, gostei bastante.
http://www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt
Que aspeto delicioso!
Parece delicioso outra bela receita. Obrigada
Muito Obrigada Anita 🙂