A melhor receita de Tofu!

Se és daquelas pessoas que diz não gostar de tofu, tens mesmo de experimentar esta receita – a melhor receita de tofu de sempre!

O tofu é daqueles ingredientes que só gosto em pratos muito específicos, que partilham entre si o facto de serem pratos asiáticos. Para mim, faz mesmo muito pouco sentido usar o tofu para substituir certas e determinadas proteínas quando o tofu em si é um ingrediente que merece brilhar em receitas que lhe sejam dedicadas.

Um técnica que uso bastante para tornar o tofu ainda mais interessante é prensá-lo. não é obrigatório mas ajuda a criar mais camadas de sabor neste prato já de si, cheio de sabor.

PRENSAR O TOFU? Sim! Parece um pouco estranho mas este processo vai ajudar a que o tofu mantenha a sua forma enquanto cozinha, além de que ao expulsarmos o líquido extra do tofu, damos espaço a que a marinada deixe o seu sabor ainda mais pronunciado.

COMO SE FAZ? muito simples. Começa por enrolar o tofu num pano. Depois basta colocá-lo entre dois pratos rasos e colocar por cima algo pesado (eu usei uma frigideira de fundo grosso)

QUANDO É QUE SEI QUE ESTÁ PRONTO? Eu prensei para esta receita por 2 horas, mas ao fim de 1 hora já era possível utilizar. O tempo pode variar consoante utilizes tofu mais duro ou mais mole, mas de qualquer forma, verás que o pano estará completamente ensopado, e isso pode servir de guia.

É assim que vai a melhor receita de tofu!

INGREDIENTES

  • 250g Tofu Duro, prensado por 2 horas
  • 2 Dentes de Alho ralados
  • 1 Pedaço Gengibre (do tamanho de meio polegar) ralado
  • 3 Colheres Sopa Molho de Soja
  • 1 Colher Sopa Óleo de Sésamo
  • 1 Colher Sopa Xarope de Ácer
  • 1 Colher Sopa Água

Corta o tofu em cubos. Num recipiente largo coloca os restantes ingredientes para fazer a marinada. Adiciona o tofu, mistura com cuidado e deixa a marinar por cerca de 30 minutos (ou até de véspera se for caso disso)

COMO COZINHAR O TOFU?

Numa frigideira larga bem quente, num fio de óleo de sésamo vai-se cozinhar o tofu tostando-o bem a toda a volta. Para tal, espalha bem os cubos de tofu na frigideira, e vira-os apenas quando estiverem bem dourados a cada face que vais cozinhando – sim eu sei que dá trabalho mas prometo que faz mesmo a diferença!

Quando todas as faces dos cubos de tofu estiverem douradinhas, adiciona o resto da marinada que ficou no recipiente, uma chávena de café de água, cebolinha picada e sementes de sésamo. Envolve com cuidado e desliga o lume.

Convencido? Vê bem a pinta deste tofu – só podes voltar a dizer que não gostas depois de provar esta receita – a melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.