Festa que é festa tem direito a bolo. E hoje é dia de celebrar!
Há pessoas com objectivos e metas mais importantes, mais relevantes, mais surpreendentes. Mas aprendi que devemos manter um objectivo no horizonte para servir de bitola às nossas conquistas. Sim, os 10k no Instagram eram o meu objectivo mais imediato, aquilo a que me propus e trabalhei para alcançar.
“Mas Teresa, é só um número!” Pois é, mas é um número com alguma carga, tendo em conta que desbloqueia o SWIPE UP que vos trouxe até aqui (e ainda outras coisas, já que o algoritmo é um brincalhão).
Sei que desse lado estão pessoas, não números. Sei-o porque o amor que tenho recebido desse lado é enorme; ter-vos a celebrar comigo esta conquista, por muito parva e irrelevante que ela seja, é impagável! Por isso Obrigada!
Fica o bolo que na altura fiz para celebrar o meu aniversário, pareceu-me apropriado à ocasião. E que também tem vídeo, mas isso fica para outras núpcias!
INGREDIENTES, para o bolo:
- 3 ovos
- 150g Manteiga Amolecida
- 1 c. sopa Café
- 75g Açúcar Branco
- 75g Açúcar Amarelo
- 125g Farinha de Trigo com Fermento
- 25g Nozes Picadas
- 1. chá Fermento
Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Numa tigela larga, bate-se a manteiga com os açúcares até que se obtenha um creme bem fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater. adicionam-se os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.
À parte, misturam-se os secos, que se adicionam de seguida ao preparado da manteiga. Por fim, com a massa homogénea, incorpora-se o café e mexe-se com cuidado.
Dispõe-se a massa em duas formas de tamanho igual, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levam-se os bolos a cozer.
Os bolos estarão prontos quando fazendo o teste do palito no centro da forma, este sair seco mas com algumas migalhas agarradas. Deixam-se os bolos arrefecer na forma por 15 minutos, transferindo-os depois para uma grelha para que terminem de arrefecer.
INGREDIENTES, para o creme:
- 100g Manteiga Amolecida
- 200g Açúcar em Pó
- 40g Queijo Creme
Bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e suave. Adiciona-se o queijo creme e bate-se com cuidado, para que não se bata demasiado, ficando com um creme homogéneo.
Falta só montar o bolo: para isso podem cortar os bolos a meio para ter mais camadas. Basta intercalar as camadas de bolo com camadas generosas de creme. Para finalizar, umas nozes por cima ficam sempre bem e dão aquele toque de bolo de aniversário dos anos 90.
A todos vós, OBRIGADA!