Nada é tão reconfortante quanto uma tigela de massa. E se forem amantes de queijo, esta receita que vos trago é mais que obrigatória!
Duvido que nunca tenham ouvido falar em Mac ‘n Cheese, um clássico absoluto do receituário americano. Para mim há algo de mágico num prato de massa e queijo, o conforto do estômago e da alma, que se eleva ao nível da estratosfera quando comido com uma colher, enrolado numa manta no sofá.
Esta é a minha versão, aquela que nunca falha. Para mim as ervilhas trazem frescura e contraste, mas poderão fazer sem elas. (mas acho que já ninguém idade para dizer que não gosta de ervilhas!) Vá, podem substituir por brócolos – importa é adicionar algum verde para dar o ar da sua graça!
Vê o vídeo desta receita aqui!
Ingredientes, para 2 pessoas:
- 200g massa cotovelos
- 50g ervilhas
- 1 c.sopa manteiga
- 1 c.sopa farinha de trigo
- Leite meio gordo
- 100-150g queijo (cheddar e chèvre)
- 1 c. Chá mostarda dijon
Coze-se a massa em água e sal; já mesmo no final da cozedura, adicionam-se as ervilhas para que escaldem apenas; escorre-se e reserva-se.
Num tacho derrete-se a manteiga, adicionando a farinha e mexe-se até formar uma pasta. Adiciona-se leite e nunca se pára de mexer – esta será a base do nosso molho e queremos que fique lisa e sem grumos. Tempera-se de sal e pimenta, adiciona-se a mostarda e continua-se a adicionar leite quando a base estiver muito espessa. Adiciona-se o queijo previamente ralado, metade de cada vez, e leite se necessário.
Falta apenas envolver o molho na massa e ervilhas e servir! Termino sempre com mais queijo ralado e pimenta moída na hora.
Notas:
- Utilizei três variedades de queijo (Cheddar, Lancashire e Chèvre) mas indico aqui apenas as duas mais fáceis de comprar. Podem utilizar outras variedades de queijo, tendo sempre em atenção a que uma das variedades derreta facilmente (em vez de cheddar, mozarella ou edam);
- Será sempre melhor usarem queijo ralado por vós, uma vez que o queijo comprado já ralado tem geralmente farinha para que se mantenha ralado e solto;
- Para responder à pergunta “posso fazer isto numa versão vegana?” Podem, o processo é exactamente o mesmo, basta fazer a substituição dos ingredientes utilizados pelas suas versões veggie;
- Uso massa de cotovelos por ser a mais clássica; no entanto qualquer massa de formato mais pequena é a ideal!
- Se pretenderem terminar o prato no forno, recomendo manter o molho mais líquido pois secará no forno. Por cima, usem uma mistura de pão ralado e cebola frita para uma crosta super deliciosa!