Pãezinhos-quase-scones que se fazem em menos de 10 minutos (nem é preciso dizer mais nada!).
Acho que pelo menos uma vez devem ter visto e experimentado aquelas receitas de pão de que fazem no microondas ou frigideira. Se não viram ou fizeram, pelo menos ouviram falar. Eu experimentei alguns. E porquê podem perguntar? Porque como todas as pessoas também eu já tentei cortar nos hidratos!
Esta receita não é low carb,e sem glúten, e sem lactose e paleo e tudo e tudo. É mesmo uma receita para safar quando não temos tempo ou paciência ou vontade de:
- Comprar pão a tempo e horas
- Fazer pão de raiz em casa
- Bateu a preguiça, e só queremos algo fácil e satisfatório
Ora pois bem que esta receita cumpre todos esses requisitos. É boa à brava! Para mim esses pães de microondas e frigideira têm um problema – sabem todos a ovo. Todos. E se eu quiser comer algo com sabor a ovos, bem, como ovos.
A vantagem desta receita em relação a todas as outras? Sabe a pão, não sabe a ovo, e é mesmo fácil. Além de que se podem comer os pãezinhos no próprio dia, ou nos dias seguintes torrados.
Gosto de pensar neles como quase-scones, para me sentir melhor (se me seguem no instagram, sabem do que falo #gailsforever), e porque é bem mais fancy! Preparados? Let’s go!
Ingredientes, para 6 pãezinhos
- 3 col. sopa Iogurte Grego (com gordura senhores, que o que é para ser, será)
- 2 col. sopa queijo ralado (que podem omitir sem problema)
- 1 col. sopa azeite
- Sal e Tomilho seco q.b
- 8 col. sopa rasas de farinha de trigo com fermento
Numa tigela mistura-se bem o iogurte, queijo, temperos e azeite. Adiciona-se a farinha aos poucos, até que forme uma massa elástica e que continue agarrada à tigela em si.
Aquecer uma frigideira em lume médio. Untar as mãos com um pouco de azeite, para retirar a massa mais facilmente, e moldar em pequenos discos. Deixam-se cozinhar de um dos lados até que fiquem bem dourados, viram-se e tapa-se a frigideira com uma tampa para que cozam por dentro.
Deixam-se arrefecer numa rede, e depois podem comer-se de imediato – no dia ficam com a textura de scone, bem fofos; para guardar, aconselho uma caixa que vede bem, e na hora de comer é só abrir a meio e torrar – quentes e com manteiga, ja-sus!
Que bom! Ja-sus! ?
Voltarei.
Bjs
Mom
Obrigada pela visita e comentário tão simpático 🙂 Um beijinho