Começou Agosto, o mês das férias por excelência. O que apetece são refeições leves, práticas, mas deliciosas e cheias de cor. E espetadas de legumes parecem uma alternativa mais que acertada!Desde que me lembro que cá por casa sempre fugimos das férias de Agosto – areal cheio, ruas cheias, muita gente para pouco espaço. Para mim as melhores férias faziam-se ainda em Junho, com dias compridos, solarengos, sem calor em excesso e com a praia quase só para nós.
Mas gostos são gostos, e é incontornável o fascínio geral por Agosto. Assim sendo, aqui pelo blog, este mês vai ser dedicado ao Verão, às refeições simples e práticas mas cheias de sabor.
Começamos então com umas espetadas de legumes, super deliciosas e que vos vão surpreender. Podem tanto servir de refeição, com outro acompanhamento, ou podem elas mesmo ser o acompanhamento de qualquer outra coisa.
São perfeitas para fazer no barbecue ou no grelhador eléctrico, sem que percam a consistência e o sabor, tudo devido a uma deliciosa marinada que lhe vai dar um sabor inacreditável!
Estas espetadas trazem ainda um acompanhamento bem fresco para fazerem em conjunto a combinação mais certa para um almoço de Verão entre os afazeres veraneantes!
Para as nossas maravilhosas espetadas, precisamos de :
Beringela
Cogumelos (Paris, Marron, Portobello)
Pimento vermelho e verde
Courgette
Depois é só dar forma à espetadas! Podem variar nos legumes que utilizam, eu acabei por usar os que tinha em casa. Caso queiram juntar cenoura, têm de a ferver antes, para que fique macia e se consiga aguentar na espetada.
Os cogumelos são uma parte importante – eu acabei por fotografar só com os cogumelos Paris (que sim, não são os cogumelos mais saborosos), mas para um resultado ainda mais saboroso optem por usar vários cogumelos diferentes.
Para a marinada:
Sumo de 1 limão
1 colher de chá de paprika
1 colher de sopa de xarope de ácer (substituível por mel)
Sal e pimenta qb
Misturam-se bem os ingredientes, e pincelam-se as espetadas com esta marinada. Deixam-se a ganhar sabor por cerca de 30 minutos, e depois pincelam-se mais uma vez.
Levam-se à grelha, onde vão ficar a cozinhar. Ao fim de 10 minutos na grelha, pincelam-se novamente e rodam-se, repetindo o processo mais uma vez, altura em que as espetadas estarão feitas!
Para acompanhamento, uma deliciosa salada de arroz integral e quinoa vermelha com maçã verde:
2 chávenas de arroz integral cozido
1 chávena de quinoa vermelha cozida
1 maçã verde bem picada
1 tomate picado
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta qb
Numa taça misturam-se bem todos os ingredientes. Leva-se ao frio por cerca de 30 minutos, para que os sabores se acentuem. Servir com as espetadas acabadas de fazer
De possível partilhar com a família e amigos, numa mesa bem posta, lá fora, ou cá dentro, mas sempre cheia de cor e sorrisos.
E se tiverem por ai também uns amigos de 4 patas, ainda melhor 🙂 Um boa semana!
Fácil e delicioso, assim como é delicioso o olhar do “piqueno” 🙂
O olhar da minha pequena diz tudo não é? 🙂
Que sugestão magnífica Teresa!
Adoro este tipo de refeições e as tuas espetadas têm um aspecto divino!
Um beijinho e boas aventuras culinárias,
Lia