Vêm com um mês de atraso mas chegam em boa hora. Uns pães maravilha, feitos na chapa e com um ingrediente que faz os vossos sobrolhos levantarem-se de espanto.
Hoje temos Flat breads!
Hoje temos Flat breads!
Se acham estes pães algo familiares, é porque são mesmo. É que levei-os à televisão. E se por lá conquistaram, aqui vão partir corações! Simples, práticos e super versáteis, flat breads para mais uma quinta-feira estrondosa de “Há vida para além da massa de atum”
Não imaginam o espanto que é receber um convite por email para irmos à televisão mostrar aquilo que fazemos: fiquei histérica “o quê?! A SIC mandou-me um mail? Nãooo! Opá!! E é com o João Baião!” Foi mais ou menos isto que se passou, uns quantos gritos de espanto, porque afinal alguém de fora reconheceu qualquer coisa à Ovelha Negra.
Se não viram como me pareço na TV e estão curiosos, ora carreguem aqui
Foi apenas uma ida à televisão, e nem por sombras a publicidade extra me desorientou do meu foco, daquilo que faço. Trabalho com igual empenho e amor para quem me lê, sejam os telespectadores da SIC, sejam os meus leitores habituais, e isso é o que realmente importa.
Mas caramba, é mesmo giro ir à TV! Maquilharam-me e pentearam-me assim, à vedeta (só para confirmar as vossas desconfianças, eu sou mesmo mais gira na tv), e depois, ACÇÃO! luzes quentes, um corropio de câmaras e cabos, e os apresentadores. E eu ali, a sentir-me pequena perante tanta coisa, mas com muito orgulho no que faço.
Mas o que brilhou mais do que tudo foram os pratos que levei: chocolate chip cookies, chilli vegetariano e os flat breads.
Uns pães fininhos, que se fazem na chapa e que têm um ingrediente que nunca pensaria colocar num pão – iogurte! A minha irmã, que não come carne, andava à procura de receitas vegetarianas, e descobriu por acaso estes pães jeitosos no site do Jamie.
São perfeitos para rechear, para acompanhar chili, caril, comidos apenas com manteiga ou cortados em tiras e torrados para acompanhar hummus.
Não são perfeitos?
Flat-Breads
250g de farinha com fermento
250g de iogurte natural
1 col. chá de sal
Numa taça misturam-se os ingredientes – atenção que será necessária mais farinha, porque a massa tende a ficar muito mole; adiciona-se mais farinha até que a massa fique um pouco mais consistente.
Tapa-se a taça com um pano e deixa-se a massa repousar por 1 hora.
Numa superfície enfarinhada, estende-se a massa e com um cortador ou copo cortam-se rodelas.
Aquecer uma chapa (ou frigideira anti-aderente) e quando bem quente, colocar a massa e deixar cozinhar por 1 minuto de cada lado.
Para acompanhar, além de outras possibilidades mais compostas, podem optar pela simples manteiga, aromatizada com ervas ou alho. À televisão levei manteiga de manjericão, mas por hoje sugiro uma manteiga de alecrim
Para a fazerem, basta envolverem manteiga amolecida com algumas folhas de alecrim. Deixa-se repousar, e 30 minutos antes de servir refrigerar, para que depois derreta sobre os pães.
Palavras para quê, o melhor é mesmo experimentar estes deliciosos pães, com a manteiga a derreter por cima…
Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
Essa parte da maquilhagem e penteados é fantástica! Tenho pena de não ter som no computador que estou a utilizar, mas gostei muito do menu que levaste e estes pãezinhos, acho que os vou adoptar para a minha marmita.
Beijinhos e muitos parabéns! É bom o nosso trabalho ser reconhecido!
Aquela maquilhagem é qualquer coisa 😉
Quanto aos pães, se os fizeres mais grossos, podem cortar-se a meio e rechear (eu fiz, e recheei com feijão e salsa de tomate com limão – ficam óptimos e são super práticos para a marmita)
Adoro, adoro, adoro!! 😀
Faço flatbreads imensas vezes, mas normalmente não os corto tão bonitinhos como estes teus (sabes que gosto das coisas assim bem desproporcionais e rústicas 😛 hehe). Mas estes ficaram tão lindos!! E com essa manteiga vinham mesmo a calhar para o almoço 😉
Opa que belo aspecto 😛
Já iam bem para o meu lanche daqui a um bocado!!
E aquela manteiga ainda mais chama por mim ahah adoro alecrim 😛
http://deaprendizachef.blogspot.pt/
Estes flatbreads podem ser feitos com outras farinhas, além da farinha de trigo? Se puderem, qual a quantidade de fermento a utilizar? 🙂
Olá Manuela 🙂 Sim claro! Utiliza a mesma quantidade de farinha, e adiciona 2 colheres de chá de fermento em pó.
Que linda!! E não é só da maquilhagem 🙂 imagino o teu entusiasmo!
Boas receitas escolhidas. Adorei estes pãezinhos. Assim com um hummus era já um atrás do outro.
Um beijinho.
Carreguei no link e aperceu-me um anúncio sobre a política de cookies. Bem jogado… 😛
Hah, uma altura também recebi um e-mail da sic ou assim e achei hilariante mas não aceitei, fico mais confortável do lado de fora da televisão 😛 A ver-te a ti, por exemplo! Esse não apanhei 😛 Deve ser mesmo engraçado, acabaste de confirmar todos os estereótipos televisivos que existem com essas coisas da maquilhagem e do cabelo e das câmaras 😀
Já fiz pão com iogurte no microondas, resultou bastante bem! Isso é tipo pão pita não insuflado… Pão pita não insuflado com muito bom aspeto! 🙂