Gratinado de perca com espinafres em cama de batata – Há vida além da massa de atum #1

São estudantes com pouco dinheiro mas que, apara além da óbvia necessidade de se alimentarem, gostam de comer bem e organizar boas “patuscadas” com os amigos? São mães (ou pais) trabalhadoras que, mesmo com o tempo sempre contado, têm de servir refeições diárias sem pôr em causa a qualidade? São simplesmente pessoas normais, membros de famílias com orçamentos cada vez mais curtos, mas que gostam de cozinhar de forma variada e equilibrada?

Então este post é mesmo para vocês!!!

Os blogs Coisas e Coisinhas e A Cozinha da Ovelha Negra juntaram-se para criar o projeto “Há vida para além da massa de atum”. Um projeto destinado a difundir e partilhar várias dicas e sugestões, mas principalmente muitas receitas, deliciosas, saudáveis e equilibradas, que não comprometam o tempo (ou a falta dele) e não dêem cabo do orçamento.

Hoje é o 1º dia deste nosso novo projeto! A partir de agora, todas as quintas-feiras, podem encontrar aqui no blog e no Coisas e Coisinhas, diferentes sugestões e receitas úteis para todos os estudantes de carteiras vazias, as famílias com orçamentos apertados, as mães trabalhadoras que, mesmo com pouco tempo, têm de pôr comida na mesa.

E, muito em breve, todos vocês vão ser também convidados a participar nesta iniciativa!!! Fiquem atentos e aguardem pelas novidades!!!

  

Esta receita não ficou exactamente com o aspecto que pretendia, mas o sabor, esse sim, ficou tal e qual como o imaginei. Sujam-se uns tantos tachos, mas o trabalho nem é muito.
 Fica um prato bastante agradável, e serve perfeitamente para aproveitar sobras de peixe, bem como de outros vegetais que tenham cozidos de outras refeições 🙂

Ingredientes, para um tabuleiro pequeno:
1 posta de perca – ou sobras de peixe grelhado ou cozido
2 mãos cheias de espinafres frescos
1 cebola pequena
3 batatas médias
4 col.sopa de farinha
6 col.sopa de manteiga
1 col.sopa de creme vegetal para cozinhar
Leite (a olho)
Noz moscada q.b.
Pimenta q.b
Sal q.b
Começa-se por cozer o peixe e depois desfia-lo. Cozem-se as batatas partidas em rodelas e com elas forra-se um tabuleiro, e leva-se ao forno para que dourem.
Num tacho refoga-se o peixe (previamente cozido) em creme vegetal e juntam-se os espinafres, deixando-se cozinhar por 5 minutos. Retira-se do lume.
Nesse mesmo tacho, derrete-se a manteiga e junta-se-lhe a cebola picada; quando esta amolecer, junta-se a farinha, a noz moscada, a pimenta e o sal e mexe-se. Vai se juntando leite, como num bechamél, até que se fique com um creme leve e aveludado. Junta-se então o peixe e os espinafres.
Deita-se esta mistura sobre as batatas e vai ao forno a gratinar.

Um prato reconfortante, para comer tanto nos dias mais frios como nos dias de mais sol 🙂
Prato cozinhados com amor, e fotografados com paixão
Check out my facebook.

22 thoughts on “Gratinado de perca com espinafres em cama de batata – Há vida além da massa de atum #1

  1. Huuummmmm, adoro estes pratinhos, super reconfortantes 🙂 Então com batata e peixe, nhamiiii…nem te conto 😉 hehe
    Uma excelente sugestão para embarcarmos nesta nossa nova aventura minha querida 🙂
    Beijãaooooo

  2. Que projeto interessante! Muitos parabéns pela iniciativa 😉 Vou acompanhar o seu desenvolvimento. Achei giro o nome que escolheram, não desvalorizando a massa de atum, que eu tanto aprecio, eheheheheheh 😀
    Concordo com o que já foi dito, prato bem reconfortante este, ideal para arrancar com o projeto novo!
    Beijinhos

  3. Antes de mais Parabéns pela iniciativa! Muito adequada à carteira de todos os portugueses 🙂
    Esta tua receita é uma excelente sugestão!
    As fotos como sempre estão óptimas!
    Bjinhos

  4. Olá Ovelha Negra 🙂

    Sorri ao ler o nome do projecto na cozinha da Vânia pois achei-o muito interessante e vim aqui também espreitar !
    Estão as duas de parabéns por esta bela iniciativa e decerto que vamos encontrar por cá e pela cozinha da Vânia sugestões deliciosas, fico a aguardar !
    Entretanto contemplo deliciada este gratinado que já me deixou com água na boca !

    Boa sorte e beijinhos *

    PS: desculpa o pedido, mas se puderes retira a verificação de comentários através de caracteres idiotas que o Blogger obriga. É muito chato para quem comenta e é factor dissuasor de comentários. 🙂

    1. Tinha isso activo? Credo, eu detesto esses caracteres – fico toda atrofiada. Acho que já está corrigido (será só comentar e esperar que eu os aprove – se ainda continuar, avisa-me)

    2. Pois, aparece por defeito quando criamos um blogue !
      A maior parte das pessoas nem se apercebe que tem essa opção activa, a idéia é irmos avisando ! 🙂
      Se eu nada mais disser aqui neste comentário, é porque está resolvido !
      Beijinho

  5. Um muito obrigada a todos 🙂 Eu e a Vânia estamos super entusiasmadas e felizes com a recepção deste nosso projecto. Em breve, muito em breve, também vocês poderão fazer parte dele. Fiquem atentos 🙂

  6. Obrigada a todos pela recetividade que mostraram perante este nosso novo projeto e pelas mensagens tão simpáticas e cheias de carinho que deixaram nos nossos blogues! Assim vale bem a pena arriscar e aventurarmo-nos a fazer uma coisa nova e diferente 🙂 Esperamos que continuem a gostar e nunca deixem de nos acompanhar porque, tal como a Ovelhinha já disse também, em breve, muito em breve, este projeto será também, não só para todos vós, mas de todos vós!! 🙂
    Beijinhos
    Vânia

  7. Que projecto interessante e com um título bem sugestivo!
    Há muito que já passei a fase de estudante, mas às vezes ainda tenho falta de ideias destas rápidas e saborosas!
    Boa! 🙂

    Bjs
    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *