Seitan com abóbora e amendoim

Finalmente deitei mãos ao seitan e decidi-me a cozinhá-lo. Depois de tanto tempo, acho que o resultado me saiu inspirado, com o toque exótico e quente dos amendoins

Vi o seitan em promoção e comprei-o. E depois, ficou dias e dias no frigorífico, triste e sozinho, à espera de um rasgo de inspiração. Procurei receitas, ideias, inspirações, mas aí de mim no dia em que seguir à risca uma receita! E no seitan não foi excepção, dei-lhe o meu toque pessoal e deveras inspirado.

 

Vinagre balsâmico, abóbora e amendoins.
Uma refeição de sabores fortes e marcantes, vegan e claro, para todos os dias.

| Para descobrir também em Beauti.pt |

 

Seitan com abóbora e amendoim
180g de seitan
3 colheres de sopa de amendoins
100g de abóbora em cubos pequenos
1 chalota
8 cogumelos frescos laminados
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga vegetal
300ml de caldo de legumes
Marinada
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de chá de maple syrup
1 colher de sopa de sementes de linhaça
1 malagueta vermelha
1 tira de pimento verde, em cubos
2 folhas verdes e grossas do alho francês, picadas grosseiramente
Sal

 

 

Corta-se o seitan em tiras de 1 cm de largura, e colocam-se numa caixa, onde vai marinar – para tal, acrescentam-se-lhe o molho inglês, o maple syrup, as sementes de linhaça, a malagueta picada, o pimento verde, em cubos e o alho francês. Mistura-se bem, e deixa-se fechado, a marinar, por 3 horas (de vez a vez, pode-se abrir para envolver o preparado).

 

 

Numa frigideira larga, carameliza-se a abóbora com um fio de azeite, e quando estiver dourada, acrescenta-se a chalota picada e a manteiga vegetal, deixando cozinhar em lume médio, até que a  chalota ganhe cor e a abóbora pareça macia. Reserva-se à parte.
Na mesma frigideira, salteiam-se em lume alto os cogumelos laminados até ficarem dourados; juntam-se os amendoins, cozinha por 1 minuto, e junta-se novamente a abóbora e a chalota. Cobre-se com caldo de vegetais, e deixa-se apurar por 2 minutos, em lume alto, sem nunca papar de mexer.
Noutra frigideira, numa colher de manteiga vegetal, salteia-se o seitan, até que caramelize. Junta-se ao preparado da abóbora. Junta-se o resto do caldo, e deixa-se cozinhar novamente em lume alto por 2 minutos, para que o molho apure e engrosse. Baixa-se o lume, e deixa-se cozinhar tapado por 5 minutos.

 

 

Nos entretantos do seitan, façam arroz selvagem ou integral para acompanhar.

 

O molho espesso é altamente viciante – a acidez do vinagre, a doçura da abórora, o salgado dos amendoins…Confesso que a textura do seitan me deixou com mixed feelings, mas o sabor é aquele que lhe dermos.
Dêem uma hipótese a seitan – com uma boa receita, são bem capazes de se render!

 

Follow A COZINHA DA OVELHA NEGRA
  

8 thoughts on “Seitan com abóbora e amendoim

  1. Confesso que não faço muito seitan, como mas não é das coisas que mais goste.
    Mas ao ver este teu, com o tempero, a abóbora, cogumelos, amendoim, servido com o arrozinho, fiquei com vontade de comer essa refeição, está com um ar mesmo reconfortante.
    Um beijinho.

  2. Ainda ontem, quando fui às compras, estive com seitan na mão. Depois pensei "eu como é que vou arranjar isto? Tenho de pesquisar."

    Nem de propósito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *